Início do conteúdo

Corpo Docente


Docentes

Cicera Henrique da Silva - Permanente - Linha 1

 

 

   Currículo Lattes

 

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio (1976), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1992) e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III (2002)

Trabalhou como tecnologista na Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), atuando principalmente em informação tecnológica, inteligência competitiva e prospecção tecnológica. Foi professora do Curso de Especialização em Inteligência Competitiva, do convênio INT/IBICT/UFRJ e consultora de órgãos governamentais. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict, onde ocupou, de 2009 a 2013, o cargo de chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, coordenou o Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) até janeiro de 2014 e foi editora científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis. No Icict, desde 2005, iniciou como docente e coordenadora-adjunta do curso de especialização lato sensu em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e professora permanente do PPGICS.

Integra os grupos de pesquisa Estudos de informação e avaliação em ciência e tecnologia e saúde e Lab4u.

 

 

Confira algumas das publicações da docente:

 

 

- Fiocruz e a Sociedade: uma visão da divulgação em jornais e revistas a partir da base de Currículos Lattes. (INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, v. 29, p. 95-108, 2019.)

 

- Cientometria: a produção científica de Haity Moutsaché. (Transinformação, v. 27, p. 47-58, 2015)

 

- Monitoramento de informação em mídias sociais: o e-Monitor Dengue. (Transinformação, v. 26, p. 9-18, 2014.)

 

- Trends in Nanotechnology Patents Applied to the Health Sector. (Recent Patents in Nanotechnology, v. 6, p. 29-41, 2012.)

 

- ESTELLITA-LINS, C. E. F. ; SILVA, C. H. ; GUIMARÃES, M. C. S. . Bullying. In: Assumpção Jr., Francisco Baptista e Kuczynski, Evelyn. (Org.). Tratado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2a.ed.São Paulo: Ed. Atheneu, 2012, v. , p. 705-712. (Capítulo de livro);

 

- GUIMARÃES, M. C. S. ; SILVA, C. H. ; NORONHA, I. H. . RI é a resposta, mas qual é a pergunta? Primeiras anotações para a implementação de Repositório Institucional. In: Sayão, Luis; Toutain, Lídia Brandão; Rosa, Flávia Garcia; Marcondes, Carlos Henrique. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais : políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2010, v. , p. 261-281. (Capítulo de livro)

Projeto(s) de pesquisa:
Métricas da produção científica em saúde: fontes e ferramentas de análise

Tomar a produção científica em saúde como objeto de estudo para descrevê-la, a partir da literatura periódica da área, como um campo de produção do conhecimento (atores, instituições, temas de pesquisa, perfil de publicação, redes de colaboração e cooperação nacional e internacional, caráter local e/ou global, dentre outros).

Políticas e práticas de acesso livre à informação científica em saúde

Investigação do processo de comunicação cientifica no campo da saúde, considerando simultaneamente a inserção e dinâmica no mundo globalizado e as especificidades no contexto brasileiro no contexto do acesso livre à informação, também caracterizado como ciência aberta.

Voltar ao topoVoltar