• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto

PPGICS | Pós-Graduação:Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Início do conteúdo

24/07/2020

[Discentes] Perguntas frequentes sobre o uso da plataforma Zoom


Perguntas frequentes dos discentes sobre o uso da plataforma Zoom

 

1. Quem será o responsável por abrir e fechar a sala virtual?

O suporte técnico abrirá a sala e o docente fechará.

2. Está pedindo uma senha para entrar na sala virtual, o que devo fazer ?

Não há senhas para entrar nas aulas virtuais. Essa senha é a que você cadastrou para ser usuário(a) na plataforma Zoom.

3. Não estou conseguindo entrar na sala virtual, o que pode ser ?

Caso não esteja conseguindo entrar, pode ser por dois motivos: sua inscrição ainda não foi aprovada ou você ainda não se logou através do Zoom. É necessário abrir a sala virtual através do software oficial ou através do aplicativo para smartphone. Instale-os através de https://zoom.us/download. Se continuar sem acesso, desinstale e reinstale o software em seu dispositivo eletrônico.

4. Estou com lentidão dentro da sala virtual, o que devo fazer ?

É extremamente recomendado que você instale o software da plataforma Zoom (https://zoom.us/download) em seu dispositivo eletrônico para que não ocorram travamentos durante o seu uso. Caso já tenha instalado, peça com gentileza para que os participantes desliguem seus vídeos para que todos tenham uma melhora de conexão. Em último caso, entre em contato com a equipe de suporte técnico (agendamentosala@icict.fiocruz.br) .

5. Como é a segurança na sala virtual ?

Todas as pessoas que quiserem ter acesso à sala virtual tem que fazer um cadastro na plataforma Zoom como usuário. Depois, a pessoa tem que acessar o link de inscrição para acesso à aula virtual. Com isso, a equipe de suporte técnico analisa os dados de inscrição e a aprova ou não. A inscrição sendo aprovada, a pessoa recebe automaticamente um link de acesso, que é pessoal e intransferível, no seu e-mail cadastrado.

6. O link de acesso será sempre o mesmo ?

Sim, lembrando que ele é pessoal e intransferível.

7. O que fazer caso ocorra  uma invasão ?

O anfitrião ou quem puder poderá gravar ou “printar” a tela e enviar por e-mail à equipe de suporte técnico. O anfitrião pode remover quem quiser a qualquer momento da sala virtual. Uma vez que a pessoa é removida, ela não poderá mais retornar à sala virtual.

8. Em qual horário a sala virtual será aberta ?

A sala virtual será sempre aberta 10 minutos antes do início da aula. Veja o horário de início na grade de disciplinas. Ex.: a aula começa às 14h, nesse caso, a sala será aberta às 13h50min. Enquanto ela não é aberta, você ficará em uma sala de espera.

9. Há a possibilidade de gravar as aulas ?

Os discentes não estão autorizados a gravarem as aulas virtuais.

10. Como minha presença será contabilizada na disciplina ?

Como você se cadastrou na plataforma e acessa a aula virtual sempre por um mesmo link, sua presença é contabilizada através dele, por isso ele é pessoal e intransferível. A cada aula é gerado um relatório com os usuários que estiveram presentes na sala virtual e também por quanto tempo eles permaneceram.

11. Caso tenhamos um problema de internet e fiquemos sem sinal, com quem devemos falar para mostrar que tentamos acessar a aula? Há algum contato para resposta rápida?

Caso você esteja nessa situação, entre em contato imediatamente com o docente da disciplina para que ele esteja ciente sobre a sua situação. Depois, entre em contato com a equipe de suporte técnico (agendamentosala@icict.ficoruz.br ). Se o problema não for solucionado, registre o ocorrido por e-mail para: Secretaria Acadêmica, Coordenação e Equipe de suporte técnico.

12. Como configurar o Zoom para o idioma português ?

Entre no site do Zoom (https://zoom.us/signin) e efetue o login  do seu usuário cadastrado para acesso às aulas. No final da página, no canto direito, é possível escolher o idioma.

13.  Há diferença entre utilizar pelo smartphone ou computador?

Sim, há diferença dos recursos disponíveis para os usuários. Pelo computador o número de recursos é maior, já pelo smartphone é limitado. Contudo, se o docente não exigir mais do que a interação por vídeo e microfone, o smartphone já é suficiente.

14. Como funcionam as interações na aula virtual ?

As interações na aula virtual se dão através de: áudio, vídeo, quadro branco, chat entre os participantes, envio de arquivos e compartilhamento da tela do computador. Sobre este último recurso, é possível exibir vídeos da internet ou até mesmo de um que esteja no computador, bem como a exibição de softwares instalados no computador da pessoa que estiver compartilhando a tela.

15. Como ativar o plano de fundo virtual (virtual background) para trazer mais privacidade ao usuário?

Para ativar o fundo virtual é só ir no ícone da câmera e clicar em uma seta apontada para cima. Depois clique em “ video settings” e logo em seguida no botão “ virtual background”. Para finalizar, é só escolher uma das imagens ou então inserir uma do seu próprio computador ao clicar no botão de adição. Vale ressaltar que o fundo virtual fica melhor se você tiver uma superfície lisa através de você, como uma parede, por exemplo.

16. É possível colocar o fundo virtual (virtual background) pelo smartphone ?

Esse recurso não está disponível pelo smartphone.

17. No Zoom há blocos de notas?

Não há bloco de notas integrado à ferramenta. Porém, sugerimos dividir a tela do seu computador e utilizar o bloco de notas do seu próprio sistema operacional.

18. Há possibilidade de compartilhar arquivos no Zoom?

Sim, é só abrir o chat, clicar em “file” e escolher o arquivo de seu computador. É importante destacar que uma vez enviado o arquivo através do chat, não é possível excluí-lo. Tome muito cuidado ao selecionar o arquivo de seu computador.

19. Como será o remanejamento da sala virtual ?

O docente enviará um e-mail para a equipe de suporte técnico (agendamentosala@icict.fiocruz.br) fazendo essa solicitação com antecedência e a secretaria acadêmica informará por e-mail aos discentes sobre a nova data e horário.

20. É possível salvar o chat ?

Sim, inclusive qualquer participante pode salvar o chat. Basta abrir o chat, clicar em reticências “...” e depois em “save chat” . Ele ficará salvo em seu computador. Para saber onde foi salvo, é só clicar em “ show in my computer”.

21. Não tenho webcam e nem dinheiro para comprar uma, o que devo fazer ?

Você pode utilizar o seu smartphone como webcam. Se o sistema sistema operacional for Android , o aplicativo é o DROID CAM . Caso seja IOS, o aplicativo é o Iriun Webcam . Vale ressaltar que não nos responsabilizamos pelo o uso desses aplicativos. A utilização deles é por sua conta e risco. 

Voltar ao topoVoltar