Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Dedica-se à investigação de políticas, processos e produtos relacionados à produção, à organização, ao acesso, à disseminação, à difusão e ao uso da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva. A partir de múltiplas perspectivas teórico-metodológicas, prioriza o estudo de:

- Regimes de produção, regulação e novas dinâmicas de pesquisa científica em saúde, particularmente, ciência aberta, ciência cidadã e outros movimentos emergentes, análise de redes de colaboração, mobilidade científica, gênero e equidade na pesquisa.

- Infraestruturas de informação no campo da saúde, incluindo bibliotecas, plataformas digitais, repositórios e ambientes virtuais, linguagens, padrões, compartilhamento de dados, princípios FAIR e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

- Avaliação em ciência tecnologia e inovação (C,T&I) em saúde, particularmente, estudos métricos, metodologias, fontes e ferramentas de análises (cientométricas, bibliométricas e altmétricas), produção de indicadores, entre outros.

- Políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, incluindo políticas de informação, políticas de acesso aberto e de dados abertos, financiamento de pesquisa e políticas relacionadas.

- Informação, ciência, saúde e sociedade, particularmente, competência em dados, competência em informação, competência em saúde (health literacy), comunicação e divulgação científica e engajamento comunitário para pesquisa em saúde.

- Análise, organização e síntese da informação científica, incluindo revisões da literatura científica, translação do conhecimento, pesquisa de implementação e outras metodologias de apoio para a Saúde Baseada em Evidência, monitoramento e prospecção em informação em C,T&I em saúde.

Conheça os professores da linha 1

Voltar ao topoVoltar