• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto

PPGICS | Pós-Graduação:Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Início do conteúdo

19/11/2020

Professora do PPGICS integra lista de cientistas mais influentes do mundo


 

A pesquisadora Célia Landmann Szwarcwald, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), está entre os cientistas mais influentes do mundo. É o que diz o Journal Plos Biology, que publicou  uma lista dos 100 mil principais cientistas, obtida por um estudo  do impacto de sua produção científica. Célia está entre os 600 pesquisadores brasileiros — 31 deles da Fiocruz — a compor a lista.

A Direção do Icict dá os parabéns à cientista, que há mais de 30 anos atua como servidora pública, fazendo pesquisas fundamentais para a saúde da população brasileira. Lançando mão de inquéritos, sistemas de monitoramento e de indicadores, Célia trouxe dados valiosos para a análise da mortalidade infantil, da incidência de HIV e Aids e das desigualdades socioeconômicos, entre outros temas. Foi coordenadora de um levantamento inédito sobre a saúde da população: a Pesquisa Nacional de Saúde, que teve sua primeira edição em 2013. Além disso, é uma professora dedicada, dando aulas e orientando alunos na Ensp e no PPGICS, do Icict.

Atualmente, Célia coordena pesquisa que busca avaliar como a pandemia de coronavírus tem provocado mudanças no estilo de vida dos brasileiros. Além disso, é responsável pela área de medidas antropométricas da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde, de 2019.

Temos muito orgulho de ter Célia Landmann Szwarcwald entre os cientistas do Icict, e agradecemos sua preciosa colaboração para a ciência brasileira.

(Texto: ASCOM Icict; Imagem: Portal Icict)

 

Voltar ao topoVoltar