Idiomas

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto

PPGICS | Pós-Graduação:Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Início do conteúdo

06/07/2021

Tese e dissertação do PPGICS conquistam menções honrosas no Prêmio Compós


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, conquistou duas menções honrosas no Prêmio Compós de Teses e Dissertações, um dos reconhecimentos mais importantes no campo da Comunicação no Brasil.  Daniela Muzi, jornalista da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, recebeu menção honrosa por sua tese de doutorado  "YouTube-se: rastreando as mediações sociotécnicas na circulação de documentários sobre violência obstétrica". E Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza ganhou o mesmo reconhecimento com sua dissertação de mestrado. Ambas foram defendidas em 2020.

Em sua tese, Daniela Muzi desenvolveu e propôs um método de mapeamento e análise da circulação de vídeos sobre saúde disponibilizados no YouTube, que permitisse identificar as mediações sociotécnicas que interferem no processo de circulação de documentários sobre saúde. A orientação foi de Janine Cardoso, professora do PPGICS e pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Icict.

A dissertação de Nicole Fajardo tem como título "eHealth literacy entre jovens: estudo exploratório sobre o papel das condições socioeconômicas no uso da informação sobre saúde na Internet", e foi orientada por André Pereira Neto, professor do PPGICS. A eHealth literacy é a capacidade de encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis on-line, utilizando-as para resolver os problemas de saúde. A pesquisadora fez um estudo de caso com estudantes do Ensino Médio de duas instituições com perfis socioeconômicos diferentes.

Além das alunas do PPGICS, foram também contemplados alunos nas seguintes categorias: Melhor Tese (Francine Altherman/UFMG), Menção Honrosa Tese (Kérley Winques (UFSC)), Melhor Dissertação (Fernanda Espínola Paraguassu De Sá/UFRJ) e Menção Honrosa Dissertação (Ramsés Albertoni Barbosa/ UFRJ). A Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) premia anualmente teses e dissertações de programas de pós-graduação em Comunicação, em nível de Mestrado e Doutorado, de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil.

O PPGICS é o único programa de pós-graduação do país construído sobre a interseção entre o campo da comunicação, o da informação e o da saúde pública. Avaliado com nota 5 pela Capes, é um polo que pensa o ensino e a pesquisa tendo como norte os princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS: equidade, universalidade e integralidade.

 

por Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz

Voltar ao topoVoltar