Propaganda de medicamentos: das estratégias persuasivas ao embate discursivo

Segurança, eficácia, inovação e modernidade são alguns dos valores agregados ao medicamento no universo contemporâneo. Essa associação é decorrência de uma complexa gama de fatores. No entanto, pode-se dizer que um dos meios que valida tais atributos e impõe novas estratégias de significação é a publicidade. Afinal, é por meio dela que a indústria farmacêutica divulga seus produtos. Dessa maneira, fica praticamente impossível delimitar fronteiras entre a propaganda e o consumo de medicamentos. Não é difícil notar, assim, que a propaganda de medicamentos pode representar risco à saúde, caso não se comprometa com a divulgação de informação isenta, correta e segura. O problema é que, sem uma política efetiva no controle da promoção comercial de produtos farmacêuticos, as estratégias persuasivas encontram meios de driblar o que a legislação preconiza e as diferentes interpretações levam a controvérsias e dilemas, que passam a configurar o campo. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender os embates discursivos entre a indústria farmacêutica e o órgão fiscalizador da Vigilância Sanitária – a ANVISA.

Orientador
Rosany Bochner
Segundo orientador (externo)
Álvaro César Nascimento
Autor
Carolina Pires Araújo
Citação

ARAÚJO, Carolina Pires. Propaganda de medicamentos: das estratégias persuasivas ao embate discursivo. 2012. 124 p. Dissertação (Mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2012.

Ano
2012
Banca (Integrantes PPGICS)
Rosany Bochner
Banca (Integrantes Externos)
Álvaro César Nascimento
Marilene Cabral do Nascimento
Tipo de documento
Dissertação