Adriana Cavalcanti de Aguiar

Permanente

adriana.aguiar@icict.fiocruz.br

 

 Currículo Lattes

Bacharel em medicina - UERJ, Mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Harvard.

Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), onde é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS). Professora Visitante do European Máster of Public Health, Programa Erasmus, da Comissão Européia, é Fellow da WK Kellogg Foundation e ex-diretora executiva da Associação Brasileira de Educação Médica (2004-2006).

Afiliada à Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), da International Union for Health Promotion Education (IUHPE), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), da Sociedad Española de Medicina Familiar y Comunitária (SEMFyC) e membro do Conselho Editorial da Revista Baiana de Saúde Pública, atua como parecerista das Revistas Ciência e Saúde Coletiva, Physis, Revista Brasileira de Educação Médica, Revista do CEBES, da Revista Trabalho, Educação e Saúde e da Biomed Central.

Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação Superior em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional para o Sistema Único de Saúde, comunicação e saúde, recursos humanos em saúde, desenvolvimento curricular e desenvolvimento docente, avaliação educacional.

 

Conheça as publicações mais recentes da docente:

DAL POZ, M. R. ; CAVALCANTI DE AGUIAR, ADRIANA . Inovação, Tecnologias e a Força de Trabalho em Saúde no contetxo da pandemia por covid19. POLÍTICA DEMOCRÁTICA, v. XXI, p. 141-151, 2021;

Barcelos, Patrícia Estrella Liporace ; LIMA, T. V. ; Aguiar, Adriana Cavalcanti de . Blogs e redes sociais na atenção à saúde da família: o que a comunicação online traz de novo?. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 126-149, 2020.
 
Kalil, Irene Rocha ; Aguiar, Adriana Cavalcanti . Amamentar hoje é pensar no futuro: o lugar da mulher nos discursos de promoção ao aleitamento materno contemporâneos. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, v. 21, p. 29-39, 2020.
 
Aguiar, Adriana Cavalcanti; BARCELLOS, P. L. . Produção de Sentidos sobre Comunicação em Serviços de Saúde. Anais do Colóquio Semiótica das Mídias, v. 8, p. 1, 2020.
 
BONFIM, S. M. N. ; Bezerra, Roberto José ; Aguiar, Adriana Cavalcanti ; BARAKAT, R. D. M. ; MACEDO, K. P. S. . Formação em Gestão em Saúde realizada pela ESP-CE na Região do Cariri. CADERNOS ESP (ONLINE), v. 14, p. 22, 2020.
Projeto(s) de pesquisa
Ensino e Práticas de Comunicação no Cuidado em Saúde

Apesar de constar das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área de saúde como uma competência comum a todas as carreiras, a comunicação ainda é pouco ensinada e menos ainda avaliada. Na literatura brasileira especializada é difícil encontrar descrições de iniciativas concretas de ensino da comunicação e sua análise crítica. O presente projeto problematiza a contribuição do campo da Comunicação para a formação e práticas em saúde. Inclui revisão crítica da literatura desde a homologação das DCN, buscando identificar que concepção de comunicação informa o ensino e como estas práticas de ensino são realizadas e avaliadas. Além disso estabelece uma comparação entre as DCN para cursos de Medicina homologadas em 2001 e aquelas recém estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2014, acerca da temática da Comunicação na formação médica. O projeto inclui ainda o fomento ao fortalecimento de uma Rede de Ensino da Comunicação para as Profissões de Saúde em nível nacional, e a produção de material didático para o ensino da comunicação em cursos da área de saúde.

Formação Especializada em Saúde no Brasil na modalidade Residência

Situadas na interface entre formação e trabalho, a residência coloca muitos desafios para a produção do conhecimento, garantia de qualidade e reconhecimento de formação de recursos humanos técnico e qualificado. Com a incorporação do conceito de formação por competência, organizaram-se parâmetros de análise para uma formação adequada por investir em conhecimento, habilidades e atitudes, sendo ainda necessário alavancar no monitoramento e avaliação desses parâmetros na efetiva oferta de programas. Assim, pesquisas sobre residência são ainda insuficientes para abarcar a complexidade das questões político-institucionais, ocupacionais, acadêmico-pedagógicas e relacionais que essa modalidade de formação especializada suscita. O presente projeto prevê revisão sistemática da literatura e priorizará questões relativas à qualidade das residências, com desdobramentos para análise do ensino-aprendizagem e avaliação, considerando as especificidades dos principais cenários de prática (ambientes de atenção primária/saúde comunitária, assistência clínica e assistência cirúrgica). Incluirá também temas de ensino-aprendizagem da comunicação, gestão de programas e governança da formação especializada no Brasil..