adriana.aguiar@icict.fiocruz.br
Bacharel em medicina - UERJ, Mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Harvard.
Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), onde é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS). Professora Visitante do European Máster of Public Health, Programa Erasmus, da Comissão Européia, é Fellow da WK Kellogg Foundation e ex-diretora executiva da Associação Brasileira de Educação Médica (2004-2006).
Afiliada à Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), da International Union for Health Promotion Education (IUHPE), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), da Sociedad Española de Medicina Familiar y Comunitária (SEMFyC) e membro do Conselho Editorial da Revista Baiana de Saúde Pública, atua como parecerista das Revistas Ciência e Saúde Coletiva, Physis, Revista Brasileira de Educação Médica, Revista do CEBES, da Revista Trabalho, Educação e Saúde e da Biomed Central.
Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação Superior em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional para o Sistema Único de Saúde, comunicação e saúde, recursos humanos em saúde, desenvolvimento curricular e desenvolvimento docente, avaliação educacional.
Conheça as publicações mais recentes da docente:
DAL POZ, M. R. ; CAVALCANTI DE AGUIAR, ADRIANA . Inovação, Tecnologias e a Força de Trabalho em Saúde no contetxo da pandemia por covid19. POLÍTICA DEMOCRÁTICA, v. XXI, p. 141-151, 2021;