Resumo: No contexto brasileiro, aproximadamente 30% da população idosa depende da assistência para realizar atividades cotidianas, geralmente desempenhada por familiares cuidadores, com um histórico atribuído majoritariamente às mulheres. A disparidade no cuidado é acentuada por fatores raciais, impactando de forma desproporcional as mulheres negras. Apesar da Constituição Federal destacar a responsabilidade conjunta da família, sociedade e Estado no amparo as pessoas idosas, o cuidado continua preponderantemente dentro do âmbito familiar. A discussão dos conceitos de ignorância epistêmica e agnotologia ressalta a necessidade de analisar a produção de informação sobre o tema em nível nacional. A epistemologia da ignorância revela como o conhecimento acerca de grupos específicos, como mulheres e suas realidades, pode ser marginalizado devido a dinâmicas de competência na produção do saber. O paradigma do cuidado aborda a ausência de reconhecimento e remuneração do trabalho, principalmente executado por mulheres, resultando em subestimação e invisibilidade. A carência de informações sobre as condições de vida dos familiares cuidadores revela uma lacuna no conhecimento. O estudo, de natureza qualitativa, objetiva analisar as perguntas sobre familiares cuidadores presentes em inquéritos, utilizando a perspectiva da Sociologia das Estatísticas. A pesquisa visa investigar a produção de informação e conhecimento científico sobre os familiares cuidadores de pessoas idosas no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. A metodologia empregada será a revisão integrativa, com base no diagrama de fluxo e no checklist PRISMA, cobrindo o período de 2001 a 2022. As bases bibliográficas utilizadas serão a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PUBMED).
Aluna: Nathalia Andrade de Souza
Orientadora: Dalia Elena Romero Montilla (PPGICS/Icicit/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Dr.ª Celia Landmann Szwarcwald (PPGICS/Icicit/Fiocruz)
Dr.ª Renata Galhardo Borguini (PPGAN/UNIRIO)
Suplentes
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Jr. (PPGICS/Icicit/Fiocruz)
Dr.ª Ana Maria Nogales (PPGDSCI/UNB)
Resumo: Este trabalho é um estudo das campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram, pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de junho a setembro de 2021. A pesquisa foca no entendimento de como ambas as gestões municipais utilizaram e se posicionaram na rede social, considerando também a lógica algorítmica do Instagram. A análise foi empreendida com o estudo dos seis posts selecionados, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. Além de discutir a importância do uso das redes sociais nas campanhas de imunização, o trabalho suscita o debate acerca da falta de transparência sobre como operam os algoritmos nas mídias digitais e os desafios e ameaças que isto impõe a campanhas de saúde pública. Espera-se, com a dissertação, contribuir com reflexões críticas e informação capaz de auxiliar profissionais de comunicação do Sistema Único de Saúde que empreendem campanhas de vacinação no ambiente digital.
Aluno: Daniel Lyra Pinto de Queiroz
Orientador: Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Dr. Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/FiocruzZ)
Dr.ª Rose Marie Santini (PPGCI/Ibict/UFRJ)
Suplentes
Dr.ª Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr. Guilherme Nery Atem (PPGCOM/UFF)
Inscrição e certificados gratuitos. Para se inscrever, até o dia 6 de outubro pela manhã, acessar este link:
https://www.even3.com.br/seminario-internacional-de-comunicacao-e-saude-397011/
Para assistir ao vivo:
https://us02web.zoom.us/j/86732326219?pwd=ckFjTUN2T3RWTWVMMTFDSUY4UVFEZz09
Resumo: Esta dissertação investiga as múltiplas experiências de infecção por HPV (papilomavírus humano), a partir de relatos presentes em um fórum de um aplicativo de monitoramento do ciclo menstrual chamado Flo. Cada vez mais os aplicativos de saúde ganham relevância na contemporaneidade, conformando novas práticas e conhecimentos a respeito da saúde, ao mesmo tempo que são produtos da circulação de discursos e significados socioculturais. Nesse contexto, os objetivos foram, a partir do olhar privilegiado sobre as noções de doença, risco e gênero, identificar os discursos sobre HPV circulantes no fórum e os significados de estar com o vírus compartilhados nas conversas, discutindo ainda a relação entre as mediações dentro do aplicativo e o HPV. Na análise, optou-se pela etnografia digital como uma inspiração metodológica, com atenção a recorrências, temas, formas de interação, tons dos relatos e silêncios, adotando as emoções compartilhadas pelas mulheres como um fio condutor. Um dos principais resultados mostrou que o diagnóstico causa angústias profundas, marcadas por uma forte moralidade ligada a questões de gênero, reforçando a permanência de papéis tradicionais referentes à sexualidade nas novas gerações, o que impacta de forma contundente a maneira com que as mulheres lidam com os seus relacionamentos. Outro ponto de destaque são as concepções de risco e cuidado vigentes, nas quais a preocupação com a preservação de um certo lugar de "virtude moral" prepondera sobre os riscos da associação entre o vírus HPV e o câncer de colo do útero, o que contradiz as estratégias de campanhas de prevenção destinadas a essas mulheres. Compreender seus contextos e aflições é fundamental para o aprimoramento de políticas públicas direcionadas a esses segmentos.
Aluna: Isabela de Moura Borges
Orientadora: Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segunda Orientadora: Natália Helou Fazzioni (Laces/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Dr.ª Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Marina Fisher Nucci (IMS/Uerj)
Suplentes
Dr.ª Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Tatiana Clébicar Leite (PUC-Rio)
Para assistir, clique no link: https://bit.ly/centrodeestudos-setembro
Resumo: Os estudos de revisão sistemática (RS) sintetizam as evidências publicadas em diferentes trabalhos científicos. Esses estudos devem garantir a reprodutibilidade e diminuir o número de viés no processo adotado. O regime de informação pode auxiliar na análise dos processos envolvidos na produção das sínteses e uso social das evidências científicas no contexto de busca e recuperação da informação para composição da base de evidências científicas dos estudos de RS. Assim, este estudo se propôs investigar a dinâmica das ações de informação no contexto de elaboração das revisões sistemáticas para constituição da base de evidências científicas da Odontologia através de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, descritiva e analítica com abordagem crítica que avaliará os estudos de revisão sistemática da área de Odontologia brasileira. Como os atores e suas práticas presentes no processo de busca e recuperação e publicação da informação conformam a base de evidências científicas na área de Odontologia foi a pergunta de pesquisa que orientou a análise das revisões sistemáticas. Para responder essa pergunta, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que envolveu a coleta e análise preliminar de estudos de revisão sistemática em três bases de dados bibliográficas - Medline/Pubmed; Scopus e BBO/Lilacs, na qual foram identificados 5518 estudos, que após as etapas de exclusão, resultou em uma base de dados com 1058 estudos. Esses estudos foram analisados quanto ao processo geral de busca reportado e avaliados com o uso de instrumentos padronizados - Peer Review of Electronic Search Strategy (PRESS) e PRISMA-S, da área de cárie publicados de 2018 a 2020. Os achados da pesquisa mostraram que os processos metodológicos envolvidos na definição da pergunta, nas estratégias de busca e recuperação, a seleção das fontes pesquisadas e a avaliação com instrumentos padronizados podem impactar a base de evidências dos estudos de síntese.
Aluna: Daniele Masterson Tavares Pereira Ferreira
Orientador: Josué Laguardia (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segunda Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Dr.ª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Isa Maria Freire (LTI/UFPB)
Dr.ª Martha Silvia Martinez Silveira (PPGPCT/Fiocruz)
Suplentes
Dr.ª Rosane Abdala Lins (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Maria Eduarda doa Santos Puga (CRBU/Unifesp)