O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) é uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Icict desenvolve atividades de ensino, pesquisa e serviços de forma a gerar conhecimentos, produtos e inovações com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), inscrito na área interdisciplinar, é oferecido pelo Icict e foi aprovado e recomendado pela Capes em 2008, com nota 4* (Bom). Na avaliação trienal 2010-2012, sua nota foi elevada para 5 (Muito Bom).

No quadriênio 2017-2020, o Programa obteve a nota 6*. Com a nova nota, o PPGICS passa a integrar o  Programa de Excelência Acadêmica (Proex) do Governo Federal.

São oferecidos dois cursos, de oferta regular, contínua e gratuita: o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde. Os cursos têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino, relacionadas à informação e comunicação no campo da saúde pública.

* Os programas aprovados pela Capes são classificados com notas que variam de 3 a 7. 

 

 

 

 

Fotografia da fachada do Castelo da Fiocruz em dia ensolarado
Produz e dissemina saberes estratégicos voltados ao fortalecimento do SUS, à promoção da qualidade de vida, à redução das desigualdades e à inovação
Fachada do prédio do Icict
O instituto atua na formulação, implementação e avaliação de políticas de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde