Idiomas

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto

PPGICS | Pós-Graduação:Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Início do conteúdo

Corpo Docente


Docentes

Ana Luiza Braz Pavão - Colaborador - Linha 3

http://servicosweb.cnpq.br/wspessoa/servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4775167U6

 

ana.pavao@icict.fiocruz.br

 

 

   Currículo Lattes

 

 

Médica formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, tendo cursado parte do doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (2010). Possui pós-doutorado pelo IMS/UERJ (2017-2018). É Tecnologista em Saúde Pública, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, é coordenadora adjunta do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), da Fiocruz.

 

 

Conheça as Publicações mais recentes da docente

 

 

- Pavão, Ana Luiza Braz; Werneck, Guilherme Loureiro . Literacia para a saúde em países de renda baixa ou média: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4101-4114, 2021.

 

- Pavão, Ana Luiza Braz; MATTOS, SERGIO ; SILVA, ENIS ; LAGUARDIA, JOSUÉ ; DOELLINGER, VANESSA ; CURI, ERICK ; CASALI, TOLOMEU ; TAKASCHIMA, AUGUSTO ; ALMEIDA, ARMANDO ; ALBUQUERQUE, MARCOS ; NUNES, ROGEAN . Eventos adversos em anestesiologia: análise por meio da ferramenta Logbook usada por médicos em especialização no Brasil. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 69, p. 461-468, 2019.

 

- OLIVEIRA, RICARDO ANTUNES DANTAS DE ; DUARTE, CRISTINA MARIA RABELAIS ; Pavão, Ana Luiza Braz ; VIACAVA, FRANCISCO . Barreiras de acesso aos serviços em cinco Regiões de Saúde do Brasil: percepção de gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 35, p. e00120718, 2019.

 

- DA SILVA, ALEXSSANDRO ; SOUZA JÚNIOR, PAULO ROBERTO BORGES DE ; Pavão, Ana Luiza Braz ; GURGEL JÚNIOR, GARIBALDI DANTAS ; FALK, JAMES ANTHONY . CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. P2P E INOVAÇÃO, v. 6, p. 193-211, 2019.

 

- MENDES, Walter ; PAVÃO, A. L. B. ; MARTINS, M. ; Travassos, Cláudia . The application of Iberoamerican study of adverse events (IBEAS) methodology in Brazilian hospitals. INTERNATIONAL JOURNAL FOR QUALITY IN HEALTH CARE, v. 30, p. 1-6, 2018.

Projeto(s) de pesquisa:
Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19)

Os profissionais da área de saúde, que estão na linha de frente da assistência, fazem parte de um grupo de alto risco de infecção pela COVID-19. Nesse contexto, a pesquisa intitulada ?Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (COVID-19)? está sendo desenvolvida pelo Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente (PROQUALIS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), com o objetivo de avaliar a exposição desses profissionais à COVID-19, a partir de dois enfoques: a adoção de medidas de segurança pelo profissional da área da saúde, em seus processos de trabalho, relacionada principalmente ao uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários. Portanto, a pesquisa terá dois respondentes principais: os profissionais da área da saúde e os gestores de estabelecimentos de saúde. Os questionários serão respondidos de forma online via Google Forms. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV) sob parecer nº 4.121.696 (CAAE: 32538620.1.0000.5241).

ProLiSaBr - PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil

O grupo de pesquisa do CNPq está vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFTM e à Rede Lusófona de Literacia para a Saúde - Portugal e articula pesquisadores das áreas da Educação, Saúde e Serviço Social. Objetiva promover a produção e socialização de conhecimentos sobre Educação, Saúde, Comunicação e saúde, Literacia para a saúde, Tecnologias e Políticas Públicas numa perspectiva interdisciplinar. Entre as atividades a serem desenvolvidas destacam-se a oferta de cursos, workshops, realização de estudos e pesquisas, a produção de conhecimentos e a organização de eventos acadêmicos que discutam problemáticas como educação, comunicação e mobilização social em saúde; literacia para a saúde, qualidade de vida e estilos de vida saudáveis; políticas públicas, participação social, direitos sociais e emancipação política.

Voltar ao topoVoltar