Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), especialista em Medicina Preventiva e Social, com pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj. Tecnologista em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icicit/Fiocruz), onde atua como pesquisadora e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Atualmente, participa e/ou coordena projetos de pesquisa e ensino relacionados às seguintes temáticas: Autocuidado em Saúde, Literacia para a Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Coordenadora do Curso de Autocuidado em Saúde e a Literacia para a Promoção da Saúde e a Prevenção de Doenças Crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS). Vice-líder do grupo de estudos e pesquisas em Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil, Prolisabr, do CNPq.
Conheça as Publicações mais recentes da docente
PAVÃO, A.; MARTINS, M.; GOUVEA, C.; NORONHA, M. F.; MOTA, J. C.; DUARTE, S. C. M.; MOURA, M. L.; GRABOIS, V. Segurança dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da pandemia por Covid-19 no Brasil: um WebSurvey. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 22, p.19, 2024
PAVÃO, A.; MOREIRA, K. C. C.; SOUSA, R. A. de. Autocuidado em saúde e a literacia para a saúde no contexto da promoção, prevenção e cuidado das pessoas em condições crônicas: guia para profissionais da saúde [recurso eletrônico]. Guia. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
PAVÃO, A. L. B.; GRABOIS, V.; GOUVEA, C.; MOURA, M. L.; NORONHA, M.; DUARTE, S. A experiência do Proqualis na produção e divulgação de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 In: PORTELA, M. C.; REIS, L. G. da C.; LIMA, S. M. L. (org.). Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, ed.1. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022, p. 387.
PAVÃO, A. L. B.; WERNECK, G. L.; SABOGA-NUNES, L.; SOUSA, R. A. de. Avaliação da literacia para a saúde de pacientes portadores de diabetes acompanhados em um ambulatório público. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.37, p.e00084819 - e00084819, 2021.
PAVÃO, A. L. B.. Literacia para a saúde: revisitando o estado da arte com enfoque nos países da América do Sul. In: SABOGA-NUNES, L.; MARTINS, R. A. de S.; FARINELLI, M. R.; JULIÃO, C. H. (org.). O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV, 2019. v.4. p. 65-78.
A Literacia para a Saúde (LS) diz respeito às habilidades de acessar, avaliar, compreender e aplicar as informações sobre saúde a que os indivíduos são submetidos. É um conceito que se situa, desde 1998, no campo da promoção da saúde e vem sendo associado a diversos indicadores de morbimortalidade na população. Existem diferentes questionários de avaliação dos níveis de LS de um indivíduo ou população. No entanto, a maioria deles refere-se a uma dimensão mais funcional, como as capacidades relacionadas à leitura, escrita e numeramento. Desde 2012, com estudos do Consórcio Europeu para a LS, foi proposto um questionário mais ampliado para avaliar LS, englobando as diversas habilidades a que se refere este construto e suas dimensões. Este instrumento, o HLS-EU-Q, foi traduzido e adaptado para diferentes idiomas, incluindo o português brasileiro. Contudo, percebe-se que a versão brasileira deste instrumento, já validada em estudos prévios, que inclui versões mais reduzidas (short-forms) vem apresentando dificuldades de compreensão e de aplicabilidade para o contexto brasileiro. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver um novo questionário de avaliação do nível de LS, a partir da realidade brasileira, considerando-se as especificidades do contexto sociocultural em uma população de usuários de serviços públicos de saúde na Região Sudeste do Brasil. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, constituído pelas seguintes etapas metodológicas: revisão integrativa da literatura, painel de especialistas, entrevistas cognitivas e trabalho de campo com avaliação das propriedades psicométricas do instrumento produzido. Como resultados do presente estudo, pretende-se contribuir com a construção de um novo questionário de avaliação do nível de LS, produzido a partir da perspectiva dos próprios usuários e de sua compreensão das perguntas, permitindo a melhor mensuração deste importante indicador de saúde e contribuindo para a elaboração de políticas de saúde mais eficazes e estratégicas.