Celia Landmann Szwarcwald

Permanente

celia.szwarcwald@fiocruz.br 

 

   Currículo Lattes

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (1973), mestrado em Estatística e Matemática - University of Rochester (1975) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ (1993). Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz desde 1977, Szwarcwald coordenou a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013, e, atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em informação e Comunicação em Saúde ( PPGICS). Em 2020, tornou-se a primeira pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) a integrar o ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Celia está entre os 600 pesquisadores brasileiros — 31 deles da Fiocruz — a compor a lista do Journal Plos Biology, criada a partir de um estudo do impacto da produção científica conduzido pela Universidade de Stanford (EUA).

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, mortalidade infantil e atenção básica, inquéritos populacionais e sistemas de informação em saúde.

 

Conheça as Publicações mais recentes da docente

DO CARMO LEAL, Maria; DE CARVALHO, Thaiza Dutra Gomes; SANTOS, Yammê Ramos P.; DE QUEIROZ, Rita Suely Bacuri; FONSECA, Paula Andres M.; SZWARCWALD, Celia Lamdmann; RIGGIROZZI, Pía. Migration process of Venezuelan women to Brazil: living conditions and use of health services in Manaus and Boa Vista, 2018-2021. BMC Public Health, v. 24, p. 1051, 2024

SZWARCWALD, C. L.; ALMEIDA, W. S.; BOCCOLINI, C. S.; SOARES FILHO, A. M.; MALTA, D. C. The unequal impact of the pandemic at subnational levels and educational attainment-related inequalities in COVID-19 mortality, Brazil, 2020-2021. Public Health, v. 231, p. 39-46, 2024.

SZWARCWALD, C. L.; PASCOM, A. R. P.; DE SOUZA JÚNIOR, P. R. B.; DAMACENA, G. N.; CASTILHO, E. A. Sexual behavior and self-declaration of sexual orientation among people 18-64 years in Brazil: results from the Knowledge, Attitudes, and Practices survey, 2013 and the National Health Survey, 2019. BMC Public Health, v. 23, p. 1476, 2023.

SZWARCWALD, C. L.; LOPES, M. F. C.; DE SOUZA JÚNIOR, P. R. B.; VAZ FERREIRA, D. G.; LUNA, E. J. A.; DA SILVA, W. de A.; DAMACENA, G. N.; RIBEIRO,  J. D. F.; GERMANO, P. de F.; BUTCHER, R.; BOYD, A. B.; WILLIS, R.; JIMENEZ, C.; HARDING-ESCH, E.; SABOYÁ-DÍAZ, M. I.; SOLOMON, A. W. Population Prevalence of Trachoma in Nine Rural Non-Indigenous Evaluation Units of Brazil. Ophthalmic Epidemiol., n. 30, v. 6, p. 561-570, 2023. doi: 10.1080/09286586.2021.1941127. 

SZWARCWALD, C. L.. National health surveys: overview of sampling techniques and data collected using complex designs. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 27, p. e2023431, 2023.

TORRES, Thiago S. ; TEIXEIRA, Sylvia L. M.; HOAGLAND, Brenda; KONDA, Kelika A.; DERRICO, Monica; MOREIRA, Ronaldo I.; GUANIRA, Juan V. ; BENEDETTI, Marcos; NAZER, Sandro; CALVO, Gino M.; VARGAS, Silver; BENITES, Carlos; BIGOLIN, Álisson; ALONSO NETO, José B.; FARIAS, Alessandr; GUIMARÃES LACERDA, Marcos Vinícius; RAENCK SILVA, Daila Alena; PAZ, Leidijany C.; MADRUGA, José V.; SZWARCWALD, Celia L. Recent HIV infection and annualized HIV incidence rates among sexual and gender minorities in Brazil and Peru (ImPrEP seroincidence study): a cross-sectional, multicenter study. Lancet Regional Health-Americas, v. 28, p. 100642, 2023.

Projeto(s) de pesquisa
ConVid Pesquisa de Comportamentos: Etapa 2: Mudanças nos estilos de vida e no estado de saúde dos brasileiros provocadas pela pandemia de Covid-19

Investigar as mudanças nas condições socioeconômicas, nos estilos de vida, no uso de serviços de saúde, e no estado de saúde dos brasileiros após dois anos de pandemia da Covid-19, abordando-se questões relacionadas à pandemia, como a vacinação, infecção pelo SARS-CoV-2 antes e depois da vacinação, sequelas e internações por Covid-19, perdas de familiares e amigos, acesso e uso dos serviços de saúde e problemas psicológicos.

Inquérito de prevalência para validação da eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Brasil

A pesquisa visa estimar a prevalência de tracoma inflamatório folicular (TF) em crianças de 1 a 9 anos e a prevalência de casos de triquíase tracomatosa (TT) desconhecidos do sistema de saúde em indivíduos com 15 anos ou mais em áreas com risco epidemiológico e com precariedade das condições de saneamento (risco social). A OMS estabeleceu o ano de 2020 para alcançar a meta de eliminação global do tracoma como problema e saúde pública e um país pode solicitar a validação da eliminação do tracoma como problema de saúde pública se, em todos os distritos endêmicos, as prevalências de tracoma folicular em crianças de 1 a 9 anos de idade e a proporção de casos de triquíase em indivíduos com 15 anos ou mais ficarem abaixo do limite dos indicadores de eliminação. A hipótese do estudo é que o Brasil alcançou as metas de eliminação do tracoma como problema de saúde pública em todos os estratos geográficos compostos por áreas endêmicas e de risco social.

Ampliação do escopo do Inquérito de Prevalência para Certificação da Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública no Brasil na população indígena

O projeto tem o objetivo de ampliar a amostra do Inquérito de Prevalência para Certificação da Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública no Brasil em duas Unidades de Avaliação indígenas com grande heterogeneidade das estimativas de prevalência de tracoma inflamatório folicularpara caracterizar a situação do tracoma com mais fidedignidade nas comunidades indígenas pesquisadas.

Pesquisa Nacional de Saúde 2019 - Medidas antropométricas

Diante da associação entre a obesidade e as DCNT, aferir as medidas antropométricas e acompanhar as os indicadores por meio de inquéritos de saúde são essenciais não só para a avaliação da tendência espaço-temporal, mas também, para identificar os principais determinantes e subsidiar as políticas públicas de prevenção à obesidade. Devido à inovação tecnológica constante, o uso de aplicativo de celular para aferições de medidas antropométricas pode trazer maior precisão e menor custo para os próximos inquéritos populacionais. O presente estudo será um subprojeto da PNS-2019 com a finalidade de desenvolver metodologia para a aferição das medidas físicas (peso e altura) em uma amostra de indivíduos selecionados na PNS-2019, bem como, realizar o treinamento dos supervisores do IBGE repassarão o treinamento para as equipes que farão as medidas antropométricas durante a PNS-2019. Ainda neste estudo, será elaborado o plano de análise dos dados referentes às medidas antropométricas aferidas durante a PNS-2019, será realizada a construção dos indicadores, a programação e elaboração das sintaxes, a revisão das informações e análise dos resultados referentes às medidas antropométricas aferidas durante a PNS-2019. Inclui ainda, um estudo de viabilidade do uso de um aplicativo de celular utilizado para aferição das medidas antropométricas, tendo em vista as inovações tecnológicas atuais da área de antropometria.