janinecardoso.fiocruz@gmail.com
Possui graduação em Ciências Sociais (1985), UFPR, Mestrado em Comunicação (2001), UFRJ, e Doutorado em Comunicação e Cultura (2012), UFRJ.
Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz, integra a equipe do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, é docente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que coordenou de dezembro de 2012 a outubro de 2014. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e consultoria, com ênfase na análise de discursos, estratégias e políticas públicas de comunicação no campo da saúde. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Saúde - Diretório CNPq, participa do Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde GTCom da Abrasco e do colegiado de pesquisadores do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde Lappis/Uerj.
Conheça as publicações mais recentes da docente:
CYRINO, ANTONIO PITHON ; LANGBECKER, ANDREA ; PETRACCI, MONICA ; CARDOSO, JANINE MIRANDA ; TEIXEIRA, RICARDO RODRIGUES . A produção científica sobre a comunicação na revista brasileira Interface. REVISTA ESPAÑOLA DE COMUNICACIÓN EN SALUD, v. 11, p. 226-243, 2020.
A proposta deste projeto é compreender como o jornalismo participa da experiência epidêmica contemporânea no Brasil. Para tanto, coloca sob análise duas importantes doenças, a dengue e a Influenza A-H1N1, a partir da produção do principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, dois jornais de relevância nacional, O Globo e Folha de São Paulo, dois diários importantes nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, o Estado de Minas e A Tribuna. Participam do projeto, além da Fiocruz (ICICT), a UFJF (PPGCOM/UFJF) e UFES (PPGSC).