Professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz. Vice-coordenadora do grupo Meios - Comunicação, Instituições e Interações Sociais (UFV). Investigadora colaboradora no DigiMedia - Centro de Investigação em Media Digitais e Interação (Universidade de Aveiro). Doutora (2015) e mestre (2010) em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, entre 2019 e 2022. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal do Maranhão, em 2007. Pesquisa temas relacionados à Comunicação e Política; Mídia Regional; Democratização das mídias; Desinformação e Saúde: Educação Midiática e Saúde. Tem experiência docente nas áreas de mídia, marketing, política e jornalismo. Atuou como professora substituta na ECO-UFRJ (2023 e 2024; 2016 e 2017) e na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2018). Autora dos livros Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul (Editora Multifoco) e Boas práticas de saúde pública no Instagram: estudo comparado entre Portugal e Brasil (Universidade de Aveiro).
Conheça as publicações mais recentes do docente
PINTO, Pâmela Araujo. Boas práticas de saúde pública no Instagram: estudo comparado entre Portugal e Brasil. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2023. Disponível em: https://portolivre.fiocruz.br/boas-praticas-de-saude-publica-no-instagram-estudo-comparado-entre-portugal-e-brasil
PINTO, Pâmela Araujo; LOPES, Ivonete da Silva; LEAL, Daniela de Ulysséa. La comunicación de riesgos sobre la COVID-19 en América del Sur: un análisis de las páginas web gubernamentales. Revista Espanola De Comunicacion En Salud, Madrid, supl. 1, p. 20-34, 2023.
PINTO, Pâmela Araujo; CARVALHO, Eleonora Magalhães. O enfrentamento à desinformação sobre saúde pública no Brasil: registros entre 2020 e 2022. Revista Eco-Pós (ONLINE), Rio de Janeiro, v. 26, p. 140-167, 2023.
PINTO, Pâmela Araujo; ANTUNES, Maria João; ALMEIDA, Ana Margarida; RENÓ, Denis. Instagram Use and Equity in Public Health: A Study on Brazil and Portugal During the COVID-19 Pandemic. Canadian Journal Of Communication, Toronto, v. 48, p. 474-500, 2023.
SACRAMENTO, Igor et al. Guia para profissionais de saúde - Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema?. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde/DECIT, 2024. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63242
Este projeto de pesquisa, ensino e extensão propõe um conjunto de ações e produtos que serão desenvolvidos na perspectiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições eficazes). Tem como objetivo principal desenvolver estratégias para o enfrentamento da desinformação sobre saúde pública, com ações de letramento midiático (LM), por meio da conscientização sobre o elo entre o direito à comunicação e o direito à saúde. Tem como metodologias reunir técnicas qualitativas e quantitativas para articular quatro eixos: monitoramento, avaliação, educação e proposição de boas práticas. A coleta de dados será feita com: a) pesquisa bibliográfica; b) monitoramento; c) pesquisa documental; d) grupos focais; e) entrevistas em profundidade com profissionais de comunicação e de saúde. População envolvida: estudantes do PPGICS, estudantes e professores do Ensino Médio público, agentes comunitários de saúde (ACS), profissionais de comunicação, de saúde e membros da sociedade civil. Atividades: docência e orientação de pesquisas na pós-graduação; monitoramento de núcleos de produção e disseminação de desinformação nas mídias massivas e nas plataformas digitais. Resultados esperados: produção científica sobre a temática e atividades de divulgação científica; eventos acadêmicos; guia de boas práticas para profissionais de comunicação; atividades de extensão com oficinas de LM e produção de campanha educativa; estímulo à percepção dos participantes sobre consumo crítico de mídias; fortalecimento dos padrões éticos e teóricos para a prática profissional dos estudantes.
Este projeto tem como objetivo geral analisar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por lideranças femininas quilombolas do estado de Minas Gerais e de favelas do estado do Rio de Janeiro. Partindo de uma perspectiva interseccional que busca articular gênero, raça e território, a proposta vincula-se ao tema Políticas públicas para o desenvolvimento social, dado seu potencial para o fomento de ações governamentais direcionadas a segmentos histórica e socialmente excluídos no contexto brasileiro. Tem como objetivos (1) caracterizar o perfil sociodemográfico das participantes; (2) compreender se/como as barreirasde acesso às TICs se interseccionam aos marcadores sociais da diferença elencados; (3) analisar as semelhanças e/ou diferenças no acesso à comunicação pelas participantes, em interface com as vulnerabilidades específicas de sua territorialidade rural/urbana; (4) realizar oficinas de literacia para mídia digital.Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa, definida como Pesquisa-Ação (PA), que conjuga métodos distintos da pesquisa social para coleta e análise de dados, visando compreender a realidade local estudada para que posteriormente possa ser realizado um processo de intervenção.