Ricardo Antunes Dantas de Oliveira

Permanente

ricardo.dantas@fiocruz.br

 

 Currículo Lattes

Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Informação e Comunicação Científica Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pós-doutorado no Observatório das Metrópoles do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2014). Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período de doutorado sanduíche na Brown University (EUA). Mestre em Geografia (2006) pela Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro, e Graduação em Geografia (Bacharelado em 2002 e Licenciatura em 2003) pela Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz). Trabalha com temáticas relacionadas à determinação da saúde e acesso a serviços de saúde em projetos como o Proadess e o Saúde Amanhã. Desde abril de 2020 coordena o Proadess. Também está envolvido com pesquisas em geografia da saúde e governança do sistema de saúde. Inserido nos grupos de pesquisa Infomação em Saúde (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7813042330943348) e Avaliação do desempenho de serviços e sistemas de saúde (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9928051644796835).

 

Conheça as publicações mais recentes do docente:

CARVALHO, C. C.; VIACAVA, F.; OLIVEIRA, R. A. D.; MARTINS, M. Análise do desempenho dos serviços de saúde em um grupo de municípios vulneráveis. Ciência & Saude Coletiva, Rio de Janeiro, v.29, n. 7, p.e03202024, 2024.

CARVALHO, C. C.; MARTINS, M.; VIACAVA, F.; OLIVEIRA, R. A. D. Análise comparativa de classificações de vulnerabilidade para municípios g100. Revista Brasileira de Estudos da População - Rebep, Rio de Janeiro, v.  40, p.1-20, 2023.

FARIAS, C. S.; OLIVEIRA, R. A. D; LUZ, M. R. M. P. A problem-based learning course to teach Brazilian biology students about the viral hepatitis from a health geography perspective. Journal of Geography in Higher Education, [S. l.], v. 46, p.1-19, 2022. 

SANTOS, P. P. G. V.; OLIVEIRA, R. A. D.; ALBUQUERQUE, M. V. Desigualdades da oferta hospitalar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil: uma revisão integrativa. Saúde em Debate, São Paulo, v. 46, p.322-333, 2022.

OLIVEIRA, R. A. D.; SILVA, D. R. X.; SILVA, M. G. E. Geographical accessibility to the supply of antiophidic sera in Brazil: Timely access possibilities. PLoS One, [S. l.], v.17, p.e0260326, 2022. 

 

 

-

Projeto(s) de pesquisa
Apoio ao monitoramento e à avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde

Considerando a experiência e o arcabouço teórico-metodológico do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess), este projeto tem como objetivo apoiar a SAPS/MS no desenvolvimento de metodologias de avaliação de desempenho da Atenção Primária à Saúde em diversas escalas espaciais, de forma a subsidiar o planejamento e a gestão das políticas públicas de saúde. Entre as metas previstas, incluem-se a construção de indicadores, cursos de atualização, além da elaboração de análises sobre temas pertinentes.

Avaliação do desempenho dos serviços de saúde nas Regiões de Saúde, a partir da metodologia Proadess

Desenvolvimento e disponibilização de indicadores e produção de estudos descritivos e analíticos sobre acesso, efetividade, eficiência e adequação dos serviços de saúde e sua coerência com o atual desenho das Regiões de Saúde, considerando a atenção básica, de média e alta complexidade, subsidiando desta forma, o planejamento e a gestão do SUS. Além disso o projeto dará prosseguimento ao PROADESS - Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde, concebido a partir do conhecimento técnico-científico produzido no campo da avaliação de sistemas de saúde, privilegiando a utilização dos sistemas de informações oficiais para unidades da federação e grandes regiões brasileiras.

Avaliação do desempenho do sistema e de serviços de saúde: consequências da pandemia de Covid - 19 nos padrões de fluxos para internações da população residente em municípios vulneráveis socioeconomicamente

Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que deve ser considerado quando realizamos uma avaliação do desempenho do sistema de saúde, é a garantia da equidade no acesso aos serviços de saúde. Populações vulneráveis que vivem em municípios com pouca oferta de recursos em saúde muitas vezes precisam se deslocar por grandes distâncias para realizar consultas, exames, internações e outros procedimentos de saúde.Com a pandemia de Covid-19, a sobrecarga do sistema de saúde em diversas localidades ficou ainda mais evidente. Diante desse cenário, este projeto propõe analisar a relação entre a disponibilidade de recursos físicos e humanos em saúde, com foco em municípios mais vulneráveis, e a distância percorrida pelos residentes desses municípios no deslocamento para internação hospitalar. Além disto, visa apresentar indicadores para o monitoramento das condições de saúde da população e desempenho dos serviços de saúde dos municípios selecionados.