Sandro Tôrres de Azevedo

Permanente

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   Currículo Lattes

Publicitário, pesquisador e docente no Ensino Superior desde 1999, é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (IACS/UFF), mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ) e doutor em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFF). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), na linha de pesquisa Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade (PESSOA-UFRJ/CNPq), colíder do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (REC-UFF/CNPq), membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI-UFF/CNPq), membro do conselho técnico-científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2) e coordenador do Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade (COMPASSO-ECO/UFRJ). Trabalha academicamente com objetos da Comunicação Social, especialmente da Publicidade e Propaganda, tendo proposto o conceito de ciberpublicidade e organizado o livro “Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática” e publicado o livro “Semiótica e realidade aumentada: enunciação, tecnologia, publicidade”, entre outros trabalhos bibliográficos. Tem experiência na área da Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Expressão e Linguagens, atuando especialmente nas interfaces com saúde, sociedade, semiótica, discurso, consumo e tecnologia.

 

Conheça as publicações mais recentes do docente

AZEVEDO, S. T. Publicidade e saúde: a experiência do ensino de um novo campo científico para a atenção de uma antiga demanda do mercado. In: CAMARGO, A.; SUING, A.; HIDALGO, J. (org.). Mercado & tecnologia. Lisboa: Ria Editorial, 2024. v. 1. p. 99-120. Disponível em: https://www.riaeditorial.com/livro/mercado-e-tecnologia.

AZEVEDO, S. T.; SOUZA, G. A.; AZEVEDO, L. A. Healthwashing como tendência da publicidade de marcas corporativas: estudo semiótico de "A Jornada do Autismo". In:  CAMARGO, A.; SUING, A.; HIDALGO, J. (org.). Mercado & tecnologia. Lisboa: Ria Editorial, 2024. v. 1. p. 260-287. Disponível em: https://www.riaeditorial.com/livro/mercado-e-tecnologia.

LYRA-QUEIROZ, D.; AZEVEDO, S. T. Algoritmos x campanhas de vacinação em redes sociais digitais: ameaça à democracia e ao direito à saúde? In: SUING, A.; CAMARGO, A.; TOLEDO, J. A. H. (org.). Inovações ecossistêmicas. Lisboa: Ria Editorial, 2024, v. 1. p. 322-346. Disponível em: https://www.riaeditorial.com/livro/inovacoes-ecossistemicas

AZEVEDO, S. T.; ATEM, G. N. Ciberpublicidade, discurso e poder: desdobramentos do modelo contemporâneo de fazer publicitário. In: TRINDADE, E.; ALVE, M. C. D.; PEREZ, C. (org.). Mídia, publicidade e desafios do contemporâneo. 1ed. São Paulo: ECA-USP, 2024. p. 15-30. Disponível em: http://https//www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1245.

AZEVEDO, S. T. Sobre a publicidade para a promoção da saúde: análise das campanhas de doação de órgãos no Brasil e no Peru. In: DAFONTE, A.; ROSSI, D.; GONZALES, L.; MARQUES, J. C. (org.). Consumo, desejo e diversão. 1. ed. Lisboa: Ria Editorial, 2023. p. 227-247. Disponível em: http://https//indd.adobe.com/view/publication/1309a725-5c3c-45b8-860d-b949eada7eee/5c1c/publication-web-resources/pdf/Consumo_desejo_e_divers%C3%A3o.pdf

Projeto(s) de pesquisa
Propaganda e saúde: justaposições

Neste projeto de pesquisa, tratamos da aproximação entre o campo da Comunicação e Saúde e o da Publicidade e Propaganda, na perspectiva de, mais que promover trocas mútuas, propor a confluência entre ambos, dando forma a um entremeio que se constitua como subcampo científico e de práticas a serem investigadas. Neste rastro, intentamos cumprir tal empreitada a partir da integração dos pilares universitários, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão, na medida em que visamos adotar como caminho metodológico a pesquisa-ação, voltada para, simultaneamente, observar, criticar e transformar o universo em que atua, especialmente através da articulação do escrutínio que ora apresentamos com o Compasso – Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade, projeto de extensão vinculado à Escola de Comunicação da UFRJ.

A estética da ciberpublicidade

Dado o mapeamento teórico das novas práticas publicitárias e do conceito de Ciberpublicidade, passamos à pesquisa dos seus aspectos estéticos e semióticos. Vivemos na era da publicidade emocional e do branding sensorial, a partir dos quais percebemos a força de uma retórica nova, que extrapola em muito a linguagem verbal (sem recusá-la). Assim, a pesquisa conta com diferentes olhares que se articulam sobre o objeto, a Ciberpublicidade e seus aspectos estéticos e semióticos. Cada pesquisador envolvido traz para a pesquisa seu enfoque, suas questões e possíveis soluções conferindo caráter multidisciplinar ao projeto.