Aula Aberta PPGICS 2022

Tipo de evento
Informações

19/10 - quarta-feira: Etnografia digital: fundamentos, desafios e perspectivas

A realização de uma etnografia digital envolve muito mais do que a aplicação da etnografia em ambientes virtuais e/ou configurações digitais. Etnógrafos on-line tendem a abordar a cultura como algo que é produzido e reproduzido por meio da interação social on-line, incluindo processos de desenvolvimento, contestação, adaptação e utilização de termos simbólicos, regras, normas, sociabilidades e assim por diante. Esta aula procura apresentar como a pesquisa etnográfica em ambientes digitais pode ser usada para desenvolver e refinar teorias e estudos das relações entre comunicação, saúde e cultura.

21/10 - sexta-feira: Desinformação e vacinação

Esta aula está baseada na apresentação do projeto “Spreading the antidote: the framing of Covid-19 vaccination campaigns in the Brazilian social media sphere”, coordenado pelos professores Sfefan Stieglitz (University of Duisburg-Essen) e Adriana Amaral (Universidade Paulista – Unip). Serão comentados a metodologia e os resultados da pesquisa. Combinando métodos de análise de mídias sociais e de análise qualitativa para revelar narrativas e abordagens prejudiciais e identificar líderes de opinião, os pesquisadores buscam entender a presença on-line de movimentos heterogêneos que se opõem às medidas de resposta à pandemia, incluindo grupos de direita, religiosos que negam a ciência, cidadãos com medos existenciais e aqueles que equiparam a vacinação com a perda da liberdade individual. Foram analisados dados das plataformas de mídias sociais Twitter, Reddit e YouTube com objetivo de identificar desinformação, rumores e teorias da conspiração durante a “infodemia de covid-19” no Brasil.

Adriana Amaral é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unip e pesquisadora do CNPq. Com mestrado e doutorado em Comunicação, fez estágio de pós-doutorado na Youth Media Cultures na University of Surrey, Reino Unido com Bolsa CAPES (2016). É líder do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Digital, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cultura digital, cultura pop, métodos digitais, estudos de fãs e subculturas juvenis.

Local: Campus Fiocruz Maré - Avenida Brasil, 4.036 – 4º andar - Manguinhos - Rio de Janeiro.

 

Data
Local
4 andar – Prédio Sede do Campus Maré Fiocruz