Centro de Estudos Icict: Seminário "Acessibilidade geográfica a serviços de saúde no Brasil"

Tipo de evento
Informações

 

O último seminário temático do Centro de Estudos do Icict este ano debaterá o tema 'Acessibilidade Geográfica a serviços de saúde no Brasil', com pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde e  do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz.

De acordo com a ementa do evento, a ideia  é apresentar e debater formas de analisar a acessibilidade geográfica a serviços de saúde no Brasil, importante para a identificação de vazios assistenciais e de populações com maiores desafios para acessar determinados serviços, seja em função da indisponibilidade ou da demanda concentrada em poucos polos.  

A discussão também destaca a importância desse tipo de analise para as políticas de saúde, especialmente o planejamento de investimentos para a expansão da oferta e ampliação do acesso a cuidados de saúde no tempo adequado para sua efetividade.

A primeira palestrante convidada para a sessão é Bruna de Paula Fonseca (CDTS/Fiocruz): Bióloga, doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e especialista em análise de redes sociais pela Universidade de Greenwich (Inglaterra). Coordena a área de Redes de CT&I em Saúde do CDTS/Fiocruz com dois principais focos de investigação a aplicação da análise de redes como ferramenta estratégica para o estudo das novas dinâmicas da pesquisa científica em saúde, e o uso da análise de redes para apoio ao planejamento e gestão de serviços de saúde oferecidos pelo SUS.

Também participa como debatedor Diego Xavier, pesquisador do Icict que vem se dedicando nos dois últimos anos ao MonitoraCovid-19, que produziu diversas analises sobre as tendências da pandemia e questões criticas como a interiorização e a sincronização da epidemia entre regiões de saúde (relembre, aqui)

O debate será mediado por Ricardo Dantas, pesquisador do Proadess, Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde. No ultimo ano, o Proadess também vem destacando o assunto por meio de boletins periódicos, como o o mais recente, que verificou que as populações de municípios mais vulneráveis precisam se deslocar mais para acessar os serviços de saúde (confira a matéria, publicada em novembro).  

O debate será realizado online, sem necessidade de inscrição prévia. Não serão emitidos certificados de participação.  

Seminário do Centro de Estudos do Icict 
Sexta-feira, 3 de dezembro
14h

Transmissao online: https://bit.ly/CE_AcessibilidadeGeografica

Texto: ASCOM

Cartaz de divulgação
Data
Local
https://www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz