Defesa de Tese de Doutorado

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Título: Violência, evasão e abandono escolar em crianças e adolescentes na perspectiva da informação em saúde: análise de notificações no município de Duque de Caxias - RJ

Resumo: Esta tese de doutorado tem como tema o uso de Sistemas de Informação em Saúde como instrumento para analisar a evasão e abandono escolar de crianças e adolescentes em situação de violência e teve como pressuposto o abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes identificados através notificações de situações de violência como um problema de saúde na perspectiva da informação em saúde. Na concepção da saúde pública brasileira, o uso de informações confiáveis e oportunas constitui-se um insumo potencial para subsidiar políticas públicas necessárias à prevenção primária e ao enfrentamento da violência. O estudo teve como objetivo geral compreender o potencial do Sistema de Informação sobre violência para analisar o abandono e a evasão escolar motivados por situações de vulnerabilidades presentes nas diversas formas da vitimização de violência contra crianças e adolescentes. A pesquisa teve como método de análise a abordagem quantitativa com delineamento descritivo e exploratório. Para a identificação e a caracterização da amostra, foram considerados os casos de violência coletados através do preenchimento da Ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada captadas no atendimento às vítimas nos serviços de saúde e notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os dados foram tabulados, analisados e discutidos a partir dos indicadores sociodemográficos e epidemiológicos da violência interpessoal e autoprovocada por meio de frequências absolutas e relativas. Os resultados laçam luzes para a vulnerabilidade desta população, reforçada pelo afastamento do ambiente escolar e pela gravidez na adolescência. São discutidas algumas fragilidades e limitações das fichas de notificação de violência, tanto no que diz respeito ao seu preenchimento pelo notificador, quanto pela ausência de informações importantes que poderiam fornecer um melhor retrato da situação de saúde e vulnerabilidades destas crianças e adolescentes, que, quando não inseridos no contexto escolar, estão mais vulneráveis a situações de violência. Embora muitas vezes a violência vivida em seu âmbito e as desigualdades que atravessam seus espaços também favoreçam o afastamento da escola.

Aluno: Edvaldo da Silva

Orientador: Paulo Roberto Borges de Souza Junior (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Segunda Orientadora: Joviana Quintes Avanci (Claves/Ensp/Fiocruz)

Banca:

Titulares

Dr. ª Rosane Abdala Lins (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Dr.  Ricardo Antunes Dantas de Oliviera (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Dr.ª Simone Gonçalves de Assis (CLAVES/Ensp/Fiocruz)

Dr.ª Marilyn Anderson Alves Bonfim (VDE/Icict/Fiocruz)

Suplentes

Dr.ª Adriana Cavalcanti de Aguiar (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Dr.ª Mônica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães (PPGSPMA/Ensp/Fiocruz)

Data: 29/03/2023 - quarta-feira / Horário: 9h

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré

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Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré