Qualificação de Doutorado

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Título: Publicidade em saúde: pandemia, produção cultural e alienação 

Resumo: A proposta desta pesquisa é ampliar os estudos do campo comunicativo publicitário em sua articulação com a saúde. Para isso, pretende-se, através do recurso narrativo da pandemia, analisar as publicidades do programa de televisão de maior audiência da Rede Globo, e o seu intervalo comercial, entre os anos de 2020 e 2021. Com a emergência em saúde presente na mídia frequentemente nos últimos dois anos (CAJAZEIRA et al, 2022) almeja-se examinar quais são as formas em que os processos comunicacionais são apropriados através das narrativas publicitárias em um cenário disruptivo proporcionado pela COVID-19. As narrativas publicitárias, assim como as narrativas televisivas, “solucionam contradições sociais, fornecem modelos de identidade e enaltecem a ordem social vigente” (KELLNER, 2001). Williams (2011) apresenta que a publicidade opera através de um sistema-comunicação: constitui e constrói subjetividades, organiza o comércio, socializa mercadorias, vende produtos e visões de mundo. Contudo, análises científicas reducionistas do saber publicitário fortalecem o apagamento teórico das práticas materiais dos modos de produção capitalista. Em outro estudo (GATTO, 2020), observamos que a publicidade ainda é escanteada enquanto campo de produção de sentidos, havendo um predomínio nessa articulação – publicidade em saúde – de condutas moralizantes da saúde (FOUCAULT, 1977) que tendem a adotar o proibicionismo enquanto estratégia de enfrentamento de possíveis efeitos da publicidade (BOYLAND; HALFORD, 2012). A interdisciplinaridade presente no PPGICS nos servirá na reflexão que a ciência é também espaço de poder na manutenção de ideologias na garantia de um saber sobre o outro (GRAMSCI, 1981, 2021; DÉGUY, 2006; SOUZA, 2000; MÁRTIN-BARBERO, 2013). Reflexões científicas equalizadoras das sociedades que consideram “desimportantes, o caráter tendencial e histórico das leis-histórico-sociais” (NETTO, 2004), nos mobilizam para promovermos proposições científicas divergentes e ampliarmos o arcabouço teórico publicitário na interface com a Informação, a Comunicação e a Saúde. 

Aluna: Alice Gatto Pires da Silva 

Orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

Bancas:  

Titulares  

Dr. Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

Dr. Guilherme Nery Atem (Iacs/UFF) 

Suplente 

Dr. Ricardo Antunes Dantas de Oliveira (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

Data: 31/10/2022 - segunda-feiraHorário: 9h30 

Local: Sala 410 –  Campus Fiocruz Maré 

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Sala 410 –  Campus Fiocruz Maré