Título: Redes sociais digitais, sentidos e algoritmos: uma análise das campanhas de vacinação contra a Covid-19 das prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro no Instagram
Resumo: Este trabalho é um estudo das campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de junho a setembro de 2021. A pesquisa foca no entendimento de como ambas as gestões municipais utilizaram e se posicionaram na rede social e também se os gestores públicos conseguiram otimizar as publicações e ampliar o alcance na plataforma através de um reconhecimento tático de como funcionam os algoritmos do Instagram. A análise será empreendida, em primeiro plano, com o estudo dos seis posts selecionados, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa e, posteriormente, com a análise das publicações quanto aos critérios de otimização dos algoritmos do Instagram. Além de discutir a importância do uso das redes sociais nas campanhas de imunização, o trabalho suscita o debate acerca da falta de transparência sobre como operam os algoritmos nas mídias digitais e os desafios e ameaças que isto impõe a campanhas de saúde pública. A pesquisa ainda propõe, em caráter complementar, um contraponto entre taxa de engajamento e qualidade de engajamento em redes sociais, através da análise dos comentários nas seis publicações selecionadas para o estudo. Com a conclusão do trabalho, espera-se contribuir com informação capaz de auxiliar profissionais de comunicação do Sistema Único de Saúde que empreendem campanhas de vacinação no ambiente digital.
Aluno: Daniel Lyra Pinto de Queiroz
Orientador: Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Bancas:
Titulares
Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Rose Marie Santini (IBICT/UFRJ)
Suplente
Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Data: 09/02/2023 - quinta-feira / Horário: 14h
Sala Virtual: https://us06web.zoom.us/j/87341298094?pwd=NDQ0N2ZZVXJvQ0RyNzZrY2QrdWtWdz09
Senha de Acesso: 269332