Título: Ciência na televisão durante a pandemia de Covid-19: análise da cobertura sobre as vacinas em Fantástico e Domingo Espetacular
Resumo: A pandemia da Covid-19 já causou mais de 6,3 milhões de mortes no mundo, sendo mais de 670 mil no Brasil, até 15 de julho de 2022. Uma das mais importantes estratégias para o enfrentamento da doença, as vacinas são também um dos alvos mais frequentes de boatos e informações enganosas que proliferam no contexto de infodemia. No ambiente comunicacional marcado pelo intenso fluxo de informações, pluralidade enunciativa e polarização política, a ciência e o jornalismo têm sua legitimidade e autoridade questionadas. A partir do campo da Comunicação e Saúde, compreendemos a comunicação como um processo social de produção de sentidos, em que diferentes atores lutam para construir simbolicamente a realidade. Observamos que as transformações do ecossistema da comunicação não apagam a relevância dos meios de comunicação, especialmente da televisão, que alcança 97% das residências no Brasil e se expande para outras telas com a convergência de mídias digitais, ao mesmo tempo em que se alimenta de conteúdos gerados na internet. Nesse contexto, nosso projeto tem como objetivo geral analisar a produção de sentidos sobre a ciência na cobertura sobre as vacinas da Covid-19 nos programas Fantástico, da TV Globo, e Domingo Espetacular, da Record TV. Nossos objetivos específicos são: identificar como a ciência, suas instituições e atores são construídos; analisar como os programas constroem a relação entre o discurso científico e outros discursos; e discutir a construção da credibilidade da ciência e do telejornalismo nos programas. Notamos que os programas Fantástico e Domingo Espetacular são exibidos em emissoras com perfis distintos, que podem ser considerados como representativos da diversidade socioeconômica, política e religiosa da sociedade brasileira. Em linha com a nossa perspectiva teórica, nossos encaminhamentos metodológicos para análise do material empírico baseiam-se na Semiologia dos Discursos Sociais (Pinto, 2002); na análise do dispositivo de enunciação, também chamado de “contrato de leitura” na imprensa escrita (Verón, 2004); e na análise dos modos de endereçamento do telejornalismo (Gomes, 2011).
Aluna: Maíra Margarida Troina Mennezes Gondim
Orientadora: Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Bancas:
Titulares
Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Simone Petraglia Kropf (PPGHCS/COC/Fiocruz)
Suplente
Igor Pinto Sacramento (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Data: 11/08/2022 – quinta-feira / Horário: 14h
Local: Sala 410 - Prédio Sede do Campus Maré