inesita.araujo@icict.fiocruz.br
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1975), mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 e 2002).
Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (LACES) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT). Professora Permanente do PPGICS, foi também docente do Doutorado Internacional Saúde Global, Direitos Humanos e Políticas da Vida (CES/Universidade de Coimbra e Fiocruz). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde de 2009 a dezembro de 2012 e o Curso de Especialização em Comunicação e Saúde de 2002 a 2008. É líder dos grupos de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq) e Jogos e Saúde (CNPq), coordenadora do GT Comunicación y Salud da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), membro do GT Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e foi coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação, da COMPÓS (Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). É autora de dois livros: "A Reconversão do Olhar - prática discursiva e produção dos sentidos" (Editora Unisinos) e "Comunicação e Saúde" (Editora Fiocruz), este em coautoria, além de diversos artigos e capítulos de livros.
Sua área de experiência é Comunicação e Políticas Públicas, com atual ênfase no campo da Saúde Coletiva. Principais temas de interesse: o campo da Comunicação e Saúde, em suas dimensões política, epistemológica, teórico-metodológica, institucional e seus agentes e práticas; relações entre comunicação, desigualdade, iniquidade e inequidade em saúde; espaços e processos de mediação e produção de sentidos da saúde; metodologia de pesquisa, planejamento e avaliação da comunicação.
Conheça as publicações mais recentes da docente:
SOARES DE ARAUJO, INESITA; AGUIAR CORDEIRO, RAQUEL . A pandemídia e o pandemônio: Covid-19, desigualdade e direito à comunicação. REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI, v. 1, p. 215-234, 2020.