Início do conteúdo

Corpo Docente


Docentes

Janine Miranda Cardoso - Permanente - Linha 2

 

janinecardoso.fiocruz@gmail.com

 

  Currículo Lattes

 

Possui graduação em Ciências Sociais (1985), UFPR, Mestrado em Comunicação (2001), UFRJ, e Doutorado em Comunicação e Cultura (2012), UFRJ.

Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz, integra a equipe do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, é docente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que coordenou de dezembro de 2012 a outubro de 2014. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e consultoria, com ênfase na análise de discursos, estratégias e políticas públicas de comunicação no campo da saúde. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Saúde - Diretório CNPq, participa do Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde GTCom da Abrasco e do colegiado de pesquisadores do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde Lappis/Uerj.

 

Conheça as publicações mais recentes da docente:

 

CYRINO, ANTONIO PITHON ; LANGBECKER, ANDREA ; PETRACCI, MONICA ; CARDOSO, JANINE MIRANDA ; TEIXEIRA, RICARDO RODRIGUES . A produção científica sobre a comunicação na revista brasileira Interface. REVISTA ESPAÑOLA DE COMUNICACIÓN EN SALUD, v. 11, p. 226-243, 2020.

 
MUZI, D. ; CARDOSO, J. M. . Rastreando mediações: um método para análise da circulação de vídeos sobre saúde na internet. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, p. 72-82, 2020.
 
 
CARDOSO, J. M.; SACRAMENTO, Igor . Desafios da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/Fiocruz. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, p. 339-348, 2020.
 
 
CARDOSO, J. M.; ADIB, R. . Entre campanhas, notícias e direitos: os laços entre comunicação e SUS numa trajetória de pesquisa (Entrevista). RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 960-969, 2020.
 
CAVACA, A. G. ; SANTOS NETO, E. T. ; OLIVEIRA, A. E. ; NACIF, M. ; CARDOSO, J. M. . The epidemic account of dengue fever and influenza A (H1N1) in Espírito Santo, Brazil press media: similarities and differences. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA, v. 14, p. 25-41, 2020.
Projeto(s) de pesquisa:
O drama epidêmico midiático no Brasil: um estudo da construção da dengue e H1N1 (2008-2010)

A proposta deste projeto é compreender como o jornalismo participa da experiência epidêmica contemporânea no Brasil. Para tanto, coloca sob análise duas importantes doenças, a dengue e a Influenza A-H1N1, a partir da produção do principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, dois jornais de relevância nacional, O Globo e Folha de São Paulo, dois diários importantes nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, o Estado de Minas e A Tribuna. Participam do projeto, além da Fiocruz (ICICT), a UFJF (PPGCOM/UFJF) e UFES (PPGSC).

Voltar ao topoVoltar