Idiomas

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto

PPGICS | Pós-Graduação:Informação e Comunicação em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde

Início do conteúdo

Corpo Docente


Docentes

Kizi Mendonça de AraújoCoordenador adjunto - Permanente - Linha 1

 

  Currículo Lattes

 

Doutora (2013) e Mestre (2007) em Ciências - área de concentração: Educação, Gestão e Difusão em Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), Graduada (2005) em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

Atua como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/ICICT/FIOCRUZ), como Editora Associada da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS) e faz parte da equipe do Observatório da Fiocruz em Ciência, Tecnologia e Inovação. Atua, ainda, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC/COC/Fiocruz) e como Professora do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/ICICT/Fiocruz).

Desde 2005, tem desenvolvido estudos nos temas bibliometria/cienciometria, informação científica e gestão da pesquisa, com ênfase em análise da produção científica na área da saúde, em especial hospitais universitários. Áreas de interesse: Comunicação e informação científica, Informação em saúde, Acesso aberto, Gestão e avaliação da Ciência, Política, Indicadores e Sistema de Ciência, tecnologia e Inovação e Produção de Conhecimento em Saúde.

 

 

Conheça algumas das Publicações da docente:

 

 

 

- Science, Technology and Innovation in Latin America. (Journal of Scientometric Research, v. 10, p. s1-s4, 2021.);

 

- Ciência brasileira em crise: a ciência em rede como estratégia de enfrentamento (EM QUESTÃO, v. 24, p. 1-6, 2018.);

 

- Network analysis for science and technology management: Evidence from tuberculosis research in Fiocruz, Brazil. (PLoS One, v. 12, p. 1-17, 2017.);

 

- Os hospitais universitários federais e suas missões institucionais no passado e no presente. (HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS, v. 00, p. 1-21, 2014).

Projeto(s) de pesquisa:
O Edital Universal: Caracterizando o financiamento na área da saúde

O Edital Universal desempenha um papel estratégico do para o desenvolvimento científico do país, tendo em vista essa importância, este projeto tem como objetivo caracterizar o perfil da pesquisa financiada pelo Edital Universal do CNPq na área da Saúde nos últimos 16 anos (2002-2018). Tal proposição justifica-se devido a importância de melhor compreender as características desse financiamento tão importante para a ciência brasileira e ainda tão pouco estudado. Neste sentido, o estudo proposto pode trazer uma contribuição significativa, em especial para a área da Saúde, podendo trazer à luz informações importantes para a gestão e aprimoramento de políticas públicas para o setor.

Voltar ao topoVoltar