Aula Aberta PPGICS 2022 - Etnografia digital: fundamentos, desafios e perspectivas

Amanhã, no Campus Fiocruz Maré, às 9 horas,  a disciplina Teorias e Políticas de Comunicação e Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), terá a aula aberta “Etnografia digital: fundamentos, desafios e perspectivas”, ministrada por Adriana Amaral, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (Unip) e pesquisadora do CNPq. 

A aula terá como base o debate sobre a realização de uma etnografia digital que, para a professora, envolve muito mais do que a aplicação da etnografia em ambientes virtuais e/ou configurações digitais: "Etnógrafos on-line tendem a abordar a cultura como algo que é produzido e reproduzido por meio da interação social on-line, incluindo processos de desenvolvimento, contestação, adaptação e utilização de termos simbólicos, regras, normas, sociabilidades e assim por diante. Esta aula apresentará como a pesquisa etnográfica em ambientes digitais pode ser usada para desenvolver e refinar teorias e estudos das relações entre comunicação, saúde e cultura".

Com mestrado e doutorado em Comunicação, Adriana Amaral fez estágio de pós-doutorado na Youth Media Cultures, University of Surrey, Reino Unido, com Bolsa Capes. Suas pesquisas na área de Comunicação têm como foco de atuação, principalmente, os temas cultura digital, cultura pop, métodos digitais, estudos de fãs e subculturas juvenis.  Foi professora visitante na University of Salford (UK, 2012) e na Universität of Duisburg-Essen (Alemanha, 2016). É membro da Aoir - Association of Internet Researchers, da Fan Studies Network (Rede de Pesquisa em Estudos de Fãs), é Key Regional Leader for Brazil and South America, Tik Tok Cultures Research Network e da Rede Nacional de Pesquisa em Comunicação e Música, da International Association for the Study of Popular Music América Latina (IASPM-AL) e da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Há mais de 10 anos, é  líder do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação. 

No dia 21, sexta-feira, a professora Adriana Amaral volta ao Campus Fiocruz Maré para ministrar aula aberta com o tema "Desinformação e vacinação", baseada na apresentação do projeto “Spreading the antidote: the framing of Covid-19 vaccination campaigns in the Brazilian social media sphere”, coordenado por ela e pelo professor Sfefan Stieglitz (University of Duisburg-Essen). Serão comentados a metodologia e os resultados da pesquisa. Combinando métodos de análise de mídias sociais e de análise qualitativa para revelar narrativas e abordagens prejudiciais e identificar líderes de opinião, os pesquisadores buscam entender a presença on-line de movimentos heterogêneos que se opõem às medidas de resposta à pandemia, incluindo grupos de direita, religiosos que negam a ciência, cidadãos com medos existenciais e aqueles que equiparam a vacinação com a perda da liberdade individual. Foram analisados dados das plataformas de mídias sociais Twitter, Reddit e YouTube com objetivo de identificar desinformação, rumores e teorias da conspiração durante a “infodemia de covid-19” no Brasil.

 

 

 

Tags
Aula aberta
2022
adriana amaral
etnografia digital
Data de publicação
2 years 1 month atrás