Autores e autoras do PPGICS do livro "Tornar-se pesquisador: desafios, perspectivas e perrengues" são selecionados

Treze textos foram selecionados para publicação do livro Tornar-se pesquisador: desafios, perspectivas e perrengues. A publicação faz parte do projeto  “PPGICS: rumo à internacionalização”, contemplado pela Faperj, que busca fortalecer ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. 

Em chamada pública lançada em 2022, docentes, discentes e egressos do PPGICS, que participam e/ou participariam da 4ª e 5ª Jornadas Acadêmicas do Programa, foram convidados a enviar textos autorais, inéditos e originais que envolvessem em sua confecção três momentos desafiadores ao processo de formação e profissionalização do pesquisador:  dúvidas e decisão pela escolha do campo de investigação, do tema de pesquisa e/ou da abordagem teórico-metodológica baseada na interdisciplinaridade da comunicação, informação e saúde; os desafios e as soluções encontradas durante o processo de formação e da prática de pesquisa no mestrado e/ou no doutorado; análise do processo de inserção profissional depois da conclusão da pós-graduação. 

Os textos foram analisados por uma comissão nomeada pela Comissão de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (CPGICS).

O livro, que será publicado em formato físico e digital em Acesso Aberto na Jornada Acadêmica de 2024, contará com convidados discentes de pós-graduação, docentes e egressos da “École des Haute Études en Sciences de l’information et la commmunication” de Paris (http://celsa.fr/) e do “Digimedia Research Center” da Universidade de Aveiro, em Portugal (https://digimedia.web.ua.pt/).

Confira, abaixo, os autores, as autoras e os títulos dos textos selecionados:

 

Discente/Docente

Título do Artigo

Irene Rocha Kalil

Notas sobre a trajetória de uma mulher, mãe, 

jornalista e pesquisadora feminista em Comunicação e Saúde

Daniel Lyra Filho

Um avião, dúvidas e o projeto de pesquisa: enlaces

 não tão conceituais na trajetória acadêmica de um mestrando 

Ana Carolina de Souza Gonzalez

Das errâncias e itinerâncias da pesquisa e do pesquisar

Claudio Mauricio Vieira de Souza

Um ensaio sobre o escorpionismo e a prática da 

pesquisa interdisciplinar

Julia Cardoso de Souza Matta Machado

Mortes e violência no campo como tema de pesquisa: 

desafios de uma investigação sobre narrativas midiáticas

Luciana Ribeiro Abranches

O início – Decisão pela pesquisa

Carla Broseghini Moreira de Carvalho

Relato de experiência sobre os medos, desafios

 e aprendizados superados durante a jornada do doutorado

Erika Guedes Faria

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Aline de Macedo Rodrigues

Reflexões sobre o processo de formação de um pesquisador

 interdisciplinar sob o impacto da Pandemia de Covid-19.

Jose Carlos Mendes Moreira Xavier

Ser um pesquisador – o que isso significa?

Maria Carolina Coutinho Barrozo de Freitas

O processo de formação do pesquisador

Simone A. Borges Oliveira e Josué Laguardia

Inteligência Artificial: Game-changer na jornada da pesquisa

 acadêmica

Bruna Vanessa Dantas Ribeiro

A história-oral do projeto “Eu quero entrar na rede”:

 uma reflexão sobre ouvir, registrar e contar histórias

 

Em breve, a comissão encaminhará, com base em cronograma elaborado e enviado para os contemplados, pareceres individuais aos autores e às autoras.

Acesse aqui o edital e sua errata.

Data de publicação
11 months atrás