Dissertação do PPGICS é finalista do Prêmio COMPÓS 2021

A dissertação "Notícias das mortes em Pau d´Arco: sentidos e dinâmicas de visibilidade da violência no campo", de Júlia Cardoso de Souza da Matta Machado, aluna do PPGICS, está concorrendo com mais quatro finalistas ao Prêmio COMPÓS de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela Cañizal 2022.

Orientada pela pesquisadora Kátia Lerner, Julia analisou em seu trabalho matérias de telejornalismo do Jornal Nacional e do Jornal Liberal e de vídeos encontrados no Youtube para observar como diferentes atores sociais produziram discursos sobre o acontecimento – mortes em Pau d’Arco ocorridas em 2017 – e a partir de quais estratégias discursivas, tendo em vista as nomeações, as fontes, os elementos associados e as formas como sujeitos foram referenciados, à luz de teorias do discurso e da linguagem.

O anúncio com os vencedores da premiação será divulgado no dia 25 de maio próximo.

Em 2020, a tese de doutorado de Daniela Muzi, “YouTube-se: circulação e condições de visibilidade de vídeos sobre saúde na internet”, doutora pelo PPGICS, e a dissertação de mestrado de Nicole Fajardo, "eHealth literacy entre jovens: estudo exploratório sobre o papel das condições socioeconômicas no uso da informação sobre saúde na Internet", conquistaram Menção Honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações.

A Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) premia anualmente teses e dissertações de programas de pós-graduação em Comunicação, em nível de Mestrado e Doutorado, de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil.

Para ler a dissertação de mestrado de Julia Matta Machado, clique aqui.

As outras dissertações finalistas do Prêmio COMPOS são:

- Ilá – quilombismo, ancestralidade e semiótica dos terreiros: por uma cartografia da pessoa preta nas artes visuais, de George Ulysses Rodrigues de Sousa (UFC).

- O aplicativo Alerta Clima Indígena: digitalização das Terras indígenas à luz da ecologia da comunicação, de Clarissa da Silva Rayol (UFPA).

- Os limites dos feminismos midiáticos: Mulher-Maravilha e uma nova subjetividade feminista contemporânea, de Natalia Engler Prudencio (USP).

- “Quem cabe no seu todos?” Jornalismo e deficiência visual: um estudo sobre a acessibilidade de usabilidade de notícias em redes digitais, de Carla Beraldo (UFBA).

Tags
Dissertação PPGICS
Prêmio Compós
Júlia Cardoso de Souza da Matta Machado
Comunicação e Saúde
Crédito
Coordenação PPGICS / Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
Data de publicação
2 years 2 months atrás