Docente do PPGICS integra lista dos 812 cientistas brasileiros mais citados no mundo

A Universidade de Stanford (EUA) e a editora Elsevier BV divulgaram uma relação com os pesquisadores mais influentes e citados no mundo. Dos 100 mil cientistas, 812 são brasileiros e 38, da Fiocruz. Dentre eles, a pesquisadora Célia Landmann Szwarczwald, do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) e do PPGICS.

O levantamento fornece informações padronizadas sobre citações de forma geral, citações de artigos em diferentes posições de autoria e por artigos, dentre outros parâmetros. No total, o ranking classifica os cientistas em 22 campos e 176 subcampos. Os dados ao longo da carreira dos pesquisadores são atualizados até o final de 2020. 

Célia Landmann Szwarcwald já havia sido incluída no ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo em uma lista do Journal Plos Biology, criada a partir de um estudo do impacto da produção científica conduzido pela Universidade de Stanford (EUA).

Acesse aqui o link do artigo e das tabelas originais.

Trajetória

Formada em Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), tem mestrado em Estatística e Matemática pela University of Rochester (1975), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e pós-doutorado na Southern Methodist University (1994). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1A) e, além de pesquisadora, dá aulas e orienta alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

Em quase 50 anos de carreira, Célia Landmann Szwarcwald desenvolveu pesquisas fundamentais para que conhecêssemos melhor as condições de saúde da população brasileira. Seus estudos, que aliam a matemática e a estatística às investigações no campo da saúde pública, levaram a descobertas importantes para o combate à mortalidade infantil e às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). E também a levantamentos pioneiros, de abrangência nacional, como a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), da qual Célia foi coordenadora, em sua primeira edição.

Texto: Adaptado ASCOM

Data de publicação
3 years 5 months atrás