O Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) amanheceu, nesta terça-feira, mais triste e vazio. Igor Sacramento partilhou e compartilhou pesquisas, projetos, teorias, sorrisos e afetos com professores, professoras, alunos e alunas. Formou profissionais e fez amigos. Esse imenso legado ajudará a preencher nosso presente e futuro com sua presença.
Abaixo, reproduzimos a nota da Direção do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde:
"Com pesar e tristeza que não cabem em palavras, a Direção do Icict/Fiocruz informa que o pesquisador Igor Sacramento faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, devido a uma meningite bacteriana.
Pesquisador e professor brilhante, inovador, autêntico. Igor nos deixa ainda muito jovem, mas com uma trajetória científica de força singular. Referência nos estudos sobre desinformação e em vários temas que articulam comunicação e saúde. Reconhecido por inúmeros prêmios. Autor de mais de uma dezena de livros. Contemplado com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, uma das maiores distinções que um pesquisador pode receber no Brasil.
Carioca de Olaria, subúrbio do Rio, ele passou parte da infância em São Paulo. Retornou à capital fluminense, na adolescência, já fisgado por duas paixões: a literatura e a televisão. Em 2002, foi estudar na Escola de Comunicação da UFRJ, onde também fez mestrado e doutorado. Sua tese recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes e do Prêmio Compós.
Tornou-se cientista do Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict e também professor permanente em dois programas de pós-graduação: o de Comunicação e Cultura da UFRJ e o de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict). Em sua carreira, cultivou a criatividade, a dedicação e a diversidade de temas. Dentre seus muitos campos de interesse, investigou ficções televisivas, história da comunicação, testemunhos antivacinação no Brasil, narrativas autobiográficas, infodemia.
Incansável, Igor atuou em muitas coordenações, projetos, criações. Era editor científico da @reciis_fiocruz. Foi coordenador do PPGICS de 2020 a 2024. Era vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). Conquistou o Prêmio Francisco Morel, da Intercom, em 2006. Sua enorme energia criativa, seu olhar afiado, sua atenção ao mundo e seu humor instigaram colegas e jovens pesquisadores. E lembrava a todos a dimensão política e o papel da ciência para a transformação social.
Igor estava em Paris realizando um pós-doutorado. O Icict, em parceria com a Presidência da Fiocruz, tem prestado auxílio à família.
O Icict se solidariza com familiares, alunos e colegas que conviveram com esse grande cientista e amigo."