Professor do PPGICS é homenageado na 17ª ExpoEpi

Christovam Barcellos, professor do PPGICS e pesquisador do Icict, foi homenageado durante a 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas e Prevenção e Controle de Doenças – ExpoEpi, realizada em Brasília, de 7 a 10 de novembro, “pela sua relevante contribuição para o desenvolvimento das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no país”. Barcellos recebeu a homenagem ao lado de mais 15 personalidades da área da Epidemiologia e Vigilância Sanitária. 

Na premiação, que ocorreu no dia 8 de novembro, o coordenador do Observatório de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, falou sobre a importância da Mostra e a oportunidade de “criar uma sintonia entre os diversos entes do SUS, ouvir as demandas dos serviços de saúde e propor inovações nas atividades de vigilância e atenção primária de saúde.” Barcellos destacou que não foi, portanto, uma coincidência que essa homenagem tenha ocorrido 17 anos depois da 7ª ExpoEpi, quando foi lançada a ideia de construção de um observatório nacional de clima e saúde: “Desde 2006, evoluímos muito, sempre em contato com essas pessoas ‘da ponta’ do SUS e com a aplicação de tecnologias que ajudam os gestores e profissionais de saúde em momentos de crise e no entendimento do processo de mudanças climáticas, que são globais, mas se manifestam de modo diferente em cada território.”, explicou.

Ele ainda ressaltou a alegria de apresentar o Observatório em nome de toda a equipe e perceber o impacto que o trabalho tem no SUS: “Foram muitos anos de estudo, desenvolvimento tecnológico, diálogo e resistência”.

Montagem com Christovam recebendo a homenagem

Créditos: Foto 1 (da dir. para esq.) - Chistovam Barcellos (coordenador do Observatório de Clima e Saúde); Jarbas Barbosa, diretor da Organização Panamericana da Saude (OPAS; e Eduarda Cesse, coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz); Foto 2 (da dir. para esq.) - Ethel Maciel, presidente da 17ª ExpoEpi e secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente; Christovam Barcellos; e Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde/MS  | Arquivo Pessoal Christovam Barcellos.

 

O Observatório de Clima e Saúde permite o acesso integrado a dados, auxiliando pesquisadores, que encontram em um só lugar um conjunto de variáveis antes contidas em diferentes locais, a tomada de decisão de gestores e a troca de informações e a difusão de conhecimento sobre fenômenos climáticos e seus efeitos na saúde para a sociedade civil.

As pesquisas do Observatório são feitas com base em temas prioritários agrupados a partir do binômio saúde-ambiente: o impacto de ondas de calor, inundações e secas sobre a saúde; a expansão das áreas de transmissão de doenças transmitidas por vetores; a crise da água e o aumento da incidência de doenças de veiculação hídrica; a potencialização do efeito da poluição atmosférica sobre as doenças respiratórias.

Pela Fiocruz, além de Barcellos, Margareth Dalcomo (Ensp), Felipe Gomes Naveca (Fiocruz Amazônia) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), também foram homenageados.

Além da premiação, a programação cientifica foi extensa, com mostras, paineis e mesas redondas, que abordaram temas diversos. Christovam Barcellos coordenou a Mostra 8, intitulada “Vigilância em saúde ambiental e vigilância em saúde do trabalhador” (08/11) e foi um dos palestrantes no Painel 17 – Mudanças Climáticas e Saúde, na qual falou sobre “Observatórios de Clima e Saúde: impactos das mudanças ambientais e climáticas na saúde da população brasileira”.

No PPGICS, Christovam Barcellos é professor da Linha 3 do Programa: Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúdeque se dedica à análise de políticas, produção, organização e uso da informação para análise, vigilância, monitoramento e avaliação de sistemas de saúde, da situação de saúde da população brasileira e de seus determinantes sociais e ambientais.

Saiba mais sobre o evento, no link http://expoepi.saude.gov.br/

 

Crédito
Ministério da Saúde, Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz e Coordenação PPGICS
Data de publicação
3 months 2 weeks atrás