Pâmela Araújo Pinto

Permanente

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   Currículo Lattes

Doutora (2015) e Mestre (2010) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Realiza estágio de pós-doutorado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2019-2022). É investigadora visitante no DigiMedia Research Centre (DeCA/UA) e pesquisadora integrante dos grupos "Meios - Comunicação, Instituições e Interações Sociais (UFV)'' e "Geografias da Comunicação". É técnica em Comunicação do Ministério da Saúde. É autora do livro "Brasil e as suas mídias regionais" (Editora Multifoco). Esta pesquisa foi resultado do doutorado e recebeu o prêmio de melhor tese da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (2017). Desenvolve pesquisa e tem interesse nos seguintes temas:  Comunicação e Saúde; Saúde Pública e plataformas digitais, com ênfase nas plataformas de imagem; Desinformação e Saúde Pública; Letramento midiático; Economia Política da Comunicação; Direito à Comunicação; Mídia e Política; Mídia Regional.

 

Conheça as publicações mais recentes da docente

PINTO, PÂMELA ARAUJO. Tutorial para entendermos o fundo do poço democrático do Brasil. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 5, p. 1-4, 2021.

PINTO, PÂMELA ARAUJO; ANTUNES, M. J. ; ALMEIDA, A. M. P. . Instagram como herramienta de salud pública: un estudio sobre América del Sur. Ámbitos, v. 53, p. 63-81, 2021.

PINTO, PÂMELA ARAUJO. Participação social e democratização das mídias: caminhos para ampliar os direitos à comunicação e à saúde. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, p. 1084-1090, 2021.

PINTO, PÂMELA ARAUJO; LOPES ANTUNES, MARIA JOÃO ; PISCO ALMEIDA, ANA MARGARIDA . Public Health on Instagram: an analysis of health promotion strategies of Portugal and Brazil. PROCEDIA COMPUTER SCIENCE, v. 181, p. 231-238, 2021.

PINTO, P. A.; ANTUNES, M. J. ; ALMEIDA, A. M. P. ; BRASILEIRO, F. S. . COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. COMUNICAÇÃO PÚBLICA, v. 15, p. 1-18, 2020.

Projeto(s) de pesquisa
Estratégias de ehealth dos governos de Portugal e do Brasil no Instagram (2019 - 2022) - (DigiMedia-Universidade de Aveiro - sem financiamento)

Estudo comparado entre Portugal e Brasil e as estratégias de comunicação em plataformas digitais entre 2019 e 2022, com ênfase nos perfis das duas autoridades no Instagram.