Ciberfeminismo e Saúde: uma análise do caso da aprovação e implementação da Lei das Doulas (7314/2016) no estado do Rio de Janeiro

Este trabalho se propõe a discutir quais as influências que o ativismo e o ciberativismo podem exercer nas micropolíticas, como a aprovação de leis e implementação de políticas públicas. Neste caso, estudamos a crescente disputa de narrativas das mulheres na internet, promovendo articulação e estratégias para avançar nos direitos da Saúde da Mulher. O grupo escolhido foi o movimento de doulas do Estado do Rio de Janeiro, que conseguiu coadunar as lutas nas redes e “nas ruas”, aprovando a Lei das Doulas. Observou-se assim, que o ciberfeminismo pode se tornar uma estratégia de articulação dos movimentos feministas, que buscam conquistas no âmbito dos direitos das mulheres.

Orientador
Adriana Cavalcanti de Aguiar
Autor
Joice Adriana Enzler
Citação

ENZLER, Joice Adriana. Ciberfeminismo e Saúde: uma análise do caso da aprovação e implementação da Lei das Doulas (7314/2016) no estado do Rio de Janeiro. 2017. 127f. Dissertação, (Mestrado) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2017.

Ano
2017
Palavras-chave
Saúde da mulher
Políticas públicas
Feminismo
Ciberfeminismo
Movimentos sociais
Banca (Integrantes PPGICS)
Maria Cristina Soares Guimarães
Márcia de Oliveira Teixeira
Banca (Integrantes Externos)
Antonia Lana Alencastre Ceva, Rede de Desenvolvimento Humano
Tipo de documento
Dissertação