Comunicação e informação sobre câncer de mama: um estudo comparativo entre um ambiente físico e outro on-line

Na atualidade, o câncer de mama se configura enquanto um grave problema para a saúde da mulher. O diagnóstico e o tratamento são momentos fundamentais para uma paciente na experiência com o câncer de mama. Ao ser confirmado pelo médico, o diagnóstico pode gerar inúmeros sentimentos e reações, incluindo devastação emocional, trauma e reconfigurações identitárias. O tratamento para pode causar danos colaterais e sequelas. O hospital é um dos principais ambientes para as mulheres com câncer de mama que circulam ao longo da trajetória da doença. As comunidades on-line de saúde também têm sido cada vez mais utilizadas por elas, uma vez que, nesse ambiente, podem compartilhar experiências, dúvidas e aflições relacionadas à vivência com a doença, seu diagnóstico e tratamento. Diante desse contexto, esta pesquisa foi orientada pela seguinte questão: como se configuram os fluxos de informação e comunicação sobre câncer de mama em um ambiente físico e em outro on-line? Selecionamos dois campos de investigação: a sala de espera do ambulatório de mastologia do Instituto de Ginecologia (IG/UFRJ) e a comunidade on-line “Câncer de mama”. Utilizamos como referencial metodológico a etnografia, considerando suas aplicações e adaptações para os dois ambientes investigados. A partir da pesquisa realizada, observamos a centralidade da biomedicina na experiência do câncer de mama. Entre os participantes do IG e da comunidade on-line, os conhecimentos, disciplinas e tecnologias biomédicas desempenharam um papel central no modo como elas lidam com a doença, sendo culturalmente aceitas por elas. Também identificamos que o uso das tecnologias de informação e comunicação pelos pacientes tornou-se uma tática para lidar com a experiência da doença, sem implicar um questionamento ou ruptura com a ordem biomédica Em relação ao momento do diagnóstico, constatamos que, para os participantes da pesquisa, a confirmação da doença produziu sentimentos de medo, choque, tristeza e incerteza, além de mudanças nas relações interpessoais, na rotina diária e na vida profissional. Entretanto, ele não se configurou enquanto um fator propulsor para a busca de informações on-line sobre câncer de mama entre os participantes. O diagnóstico também não ocupou um lugar central nos fluxos de informação e comunicação sobre câncer de mama configurados nos ambientes investigados. O tratamento foi um tema mais recorrente do que o diagnóstico nos fluxos de informação e comunicação entre pacientes com câncer de mama configurados em ambientes físicos e on-line. Esse predomínio pode estar associado aos impactos que o tratamento da doença provoca na vida cotidiana da mulher com câncer de mama. A partir dos resultados obtidos, consideramos que esta tese contribui para o entendimento sobre os fluxos de informação e comunicação entre pacientes que se encontram e interagem entre si em dois ambientes diferentes.Consideramos também que este estudo contribui para o aprofundamento da compreensão sobre a utilização da internet, sobretudo a pesquisa de informação e a participação em ambientes on-line, entre pacientes com câncer de mama.

Orientador
André de Faria Pereira Neto
Autor
Leticia Tereza Barbosa da Silva
Citação

SILVA, Letícia Tereza Barbosa da. Comunicação e informação sobre câncer de mama: um estudo comparativo entre um ambiente físico e outro on-line. 2021. 371f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2021.

Ano
2021
Palavras-chave
Internet
Mídias Sociais
Exclusão Digital
Diagnóstico
Neoplasias da Mama
Grupos de Autoajuda
Hospital Público
Paciente Expert
Banca (Integrantes PPGICS)
Katia Lerner
Wilson Couto Borges
Banca (Integrantes Externos)
Jacir Luiz Balen, UFRJ
Adriana Andrade Braga
Tipo de documento
Tese