Comunicação, história e vidaum mergulho na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Este trabalho busca descrever e analisar os produtos comunicativos da rBLH-BR e seus contextos de produção. A questão central visa a elucidar quais os principais atores do circuito comunicacional da rBLH-BR e quais são as concepções e valores que subjazem a essas práticas comunicacionais. A rede é um importante vetor no conjunto de ações da política pública de promoção, proteção e difusão do aleitamento materno, fenômeno que é cercado de mitos, medos e realidades. Mais do que um ato natural e biológico, a amamentação é influenciada pelas condições simbólicas e materiais de existência de mães que, no século XXI, se defrontam entre o entendimento do amamentar como um fardo ou desejo. Crenças do século XVIII deram sentido ou se contrapuseram às vivências do amamentar dos dias de hoje. Assim, a rBLH-BR é ressaltada no campo do aleitamento ao beneficiar bebês internados em UTIs neonatais por meio da doação de leite materno pasteurizado. Os totais de 2013 perfazem 162 mil doadoras, 182 mil bebês receptores, 179 mil litros de leite captados e 132 mil litros distribuídos. Com 328 unidades no Brasil, a rede já transferiu sua tecnologia para 23 países das Américas, África e Iberoamérica por meio de acordos de cooperação internacional. A pesquisa reconstrói os marcos históricos da rBLH-BR buscando contextualizar seu surgimento e a consolidação de suas práticas de comunicação, sendo amparada pelo referencial de autores como Araújo e Cardoso, Bakhtin, Fiorin e Zizek. Informação, comunicação e saúde se mesclam na experiência da Rblh-BR que, imersa em suas contradições e no defrontar-se com o desmame precoce e a cultura do consumo do leite, vê a concorrência discursiva da aliança da Nestlé com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A pesquisa mapeia os pontos focais da comunicação que podem dar mais visibilidade à rede: informativo, website, Canal de vídeos, sistema BLH-WEB e Fale Conosco São também apresentadas as perspectivas da identidade visual, assessoria de comunicação e campanhas de publicidade. Foi possível perceber que, mesmo respeitando a trajetória e o esforço dos profissionais envolvidos, a estrutural frágil, com foco informacional, em plataformas superadas e com desenhos e hierarquias rígidas, com discursos de cunho imperativo, há, na rede, um modelo de comunicacão amparado por dispositivos de comunicação utilizados para dar respostas pontuais às demandas imediatas. Ao mesmo tempo em que mantém este modelo informacional e, ao não investir na relação sinérgica entre as novas tecnologias de comunicação e ações diversas de comunicação e mobilização social, com o desenvolvimento de materiais centrados em contextos específicos, com ações de relacionamento, e procurando desenvolver um olhar mais focado no público receptor, a rBLH-BR deixa de ocupar um importante espaço no cenário social que, em suma, lhe é de direito, abrindo espaço para a concorrência discursiva de outros atores que fazem contraponto à luta pela doação de leite materno. O estudo conclui que as práticas de comunicação da rBLH devem ser radicalmente alteradas de modo a contemplar um novo fazer em sua comunicação que permita dar visibilidade à rede e a seu trabalho e solidificar sua atuação junto a potenciais doadoras e às redes sociais nas quais estão inseridas.

Orientador
João Aprigio Guerra de Almeida
Autor
Liseane Morosini
Citação

MOROSINI, Liseane. Comunicação, história e vida um mergulho na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. 2014. 206 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde) – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014.

Ano
2014
Palavras-chave
Comunicação e Saúde
Amamentação
Banco de Leite Humano
Banca (Integrantes PPGICS)
Katia Lerner
João Aprigio Guerra de Almeida
Wilson Couto Borges
Banca (Integrantes Externos)
Ana Paula Goulart Ribeiro
Igor Sacramento
Janine Ribeiro
Adriana Aguiar
Áurea Rocha Pitta
Tipo de documento
Tese