Condições e contradições por direitos sociais e inclusão: uma análise sobre as movimentações e mediações de pessoas com deficiência em conferências de saúde

Inserida no campo da comunicação, informação e saúde, a pesquisa analisou movimentações e mediações de pessoas com deficiência nas seguintes conferências de saúde realizadas em 2011, no Brasil: 11ª Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, 6ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e 14ª Conferência Nacional de Saúde. Buscou-se compreender como tais pessoas, que vêm se mobilizando na reivindicação de direitos a partir da identidade da deficiência, defendem a saúde como um direito humano nestes espaços públicos de múltiplos discursos e mediações, marcados por jogos de poder. Por meio de uma pesquisa social qualitativa e de métodos como análise documental, entrevistas e observação participante, foram consideradas, sobretudo, as práticas comunicacionais de pessoas com deficiência, destacando: as reivindicações apresentadas por elas; como representantes de outros grupos sociais viam a participação delas; e em que medida as conferências eram de fato participativas e acessíveis a elas. Ainda foram considerados os relatórios de conferências anteriores para verificar como questões relacionadas à deficiência têm sido abordadas. Em linhas gerais, as análises apontaram que, nos três fóruns observados, houve uma participação de pessoas com deficiência, com mais evidência na Conferência Nacional de Saúde. Apesar das restrições quanto à acessibilidade observadas e relatadas pelas pessoas com deficiência entrevistadas, estas se movimentam em defesa de seus direitos, mas com variações significantes de uma conferência para a outra. Assim, pessoas com deficiência estão nas conferências de saúde, expressando-se por vozes, sinais, corpos, cadeiras de rodas etc., de forma que suas movimentações e mediações buscam romper com a invisibilidade e chamar atenção às suas demandas acerca do direito à saúde.

Autor
Marina Maria Ribeiro Gomes da Silva
Citação

SILVA, Marina Maria Ribeiro Gomes da. Condições e contradições por direitos sociais e inclusão: uma análise sobre as movimentações e mediações de pessoas com deficiência em conferências de saúde. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2012.

Ano
2012
Palavras-chave
Comunicação em Saúde
Rio de Janeiro
Banca (Integrantes PPGICS)
Katia Lerner
Banca (Integrantes Externos)
Francini Lube Guizardi
Tipo de documento
Dissertação