As mídias digitais têm alterado profundamente o modo como vivemos e nos relacionamos, inclusive na área da saúde. A grande quantidade de informação disponível demanda que os cidadãos tenham habilidades que vão além do domínio instrumental dos dispositivos tecnológicos. A eHealth literacy é a capacidade de encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis on-line, utilizando-as para resolver os problemas de saúde. O instrumento mais utilizado no mundo para medir essa competência é o eHealth Literacy Scale (eHEALS). O objetivo desta dissertação é analisar a influência das condições socioeconômicas na eHealth literacy entre jovens brasileiros. Foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório com estudantes do Ensino Médio de duas instituições com perfis socioeconômicos diferentes. Metodologicamente, a investigação compreendeu levantamento bibliográfico, realização de grupos focais e aplicação de questionários. As informações coletadas foram analisadas à luz da abordagem hermenêutica-dialética, a partir de representações sociais sobre saúde, Internet e informação. É sugerido que a eHealth literacy, da forma como é medida pelo eHEALS, pode ser impactada pelas condições socioeconômicas na medida em que estas podem interferir na autonomia e na autoconfiança dos jovens. São apontadas questões no intuito de fomentar a expansão da produção acadêmica brasileira sobre este tema.
SOUZA, Nicole Fajardo Maranha Leão de. eHealth literacy entre jovens: estudo exploratório sobre o papel das condições socioeconômicas no uso da informação sobre saúde na Internet. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.