Modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre: estudo para um modelo de gestão sustentável na área de saúde

Trata-se de uma pesquisa que analisa os modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre, e se pergunta quão sustentáveis eles são. Esse tema ganha importância com o crescente fortalecimento das políticas e estratégias em favor do livre acesso à informação científica, especialmente no campo da saúde pública. A recente configuração do cenário e da prática da comunicação científica é o ponto de partida para discutir o papel dos periódicos científicos e seus modelos de gestão, que ganham novos desafios com o Movimento pelo Acesso Livre. Da teoria à prática, a pesquisa empírica se dedica a perguntar sobre esses modelos aos 50 editores científicos das principais revistas nacionais em acesso livre disponíveis na biblioteca eletrônica SciELO. Os resultados fornecem indicativos de que persiste um distanciamento entre o que se teoriza e o que se pratica como modelo de gestão de periódico de acesso livre. O Estado ainda é visto como o principal fiel da balança da sustentabilidade dos periódicos brasileiros. O que foi possível aprender e apreender com a pesquisa, e como avançar sobre o tema, são anotações feitas nas considerações finais.

Orientador
Maria Cristina Soares Guimarães
Autor
Paulo Cezar Vieira Guanaes
Citação

GUANAES, Paulo Cezar Vieira. Modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre: estudo para um modelo de gestão sustentável na área de saúde pública. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.

Ano
2011
Palavras-chave
Informação
Informação Científica e Tecnológica
Inovação em Saúde
Modelos de gestão
Revistas científicas eletrônicas
Acesso livre
Sustentabilidade
Comunicação e Saúde
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Josué Laguardia
Maria Cristina Soares Guimarães
Banca (Integrantes Externos)
Sandra Lúcia Rebel Gomes
Luiz Fernando Sayão
Tipo de documento
Dissertação