O lugar da comunicação no processo de construção da autossuficiência em leite humano no Distrito Federal

Em que pese o fato de o Brasil ter a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo (rBLH-BR), realizar investimentos, campanhas e ações de comunicação para a doação de leite humano, o país opera com déficit estimado, em termos médios, na ordem de 45%. Nesse contexto, emerge a Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (rBLH-DF), sendo essa a única região geográfica do mundo a atingir padrão de autossuficiência em leite humano. Por ser uma pesquisa que se ergue no campo da Informação e Comunicação em Saúde, buscou-se conhecer as práticas de comunicação dos BLHs do DF ao longo de sua história, partindo da pergunta norteadora - \201CQual o lugar da comunicação no processo de construção da autossuficiência em leite humano na rBLH-DF? Utilizou-se como fontes primárias de informação os depoimentos de coordenadores de 15 BLHs. A opção metodológica ocorreu mediante análise de conteúdo, na modalidade temática, com entrevistas individuais semiestruturadas e pressupostos do modelo teórico-metodológico do Mercado Simbólico, aliado ao método qualitativo. Identificou-se 11 grupos temáticos e um conjunto de práticas específico a cada um deles, que foram assim agrupados: alcances e limites da prática de comunicação para a autossuficiência Verificamos que a comunicação com as mães se configurou como o principal demarcador para a autossuficiência, mediante as seguintes práticas: visita do BLH ao Alojamento Conjunto, UCIN e UTI Neonatal (100%); atendimento especializado às doadoras e seus filhos (67%); eventos científicos e comemorativos (67%); contato telefônico com as mães e doadoras (60%); visita domiciliar às doadoras (60%); programas e grupos de apoio às mães e às doadoras (47%); materiais informativos (33%); visita das mães e doadoras às instalações do BLH e Maternidade (27%); palestras na comunidade (20%); atendimento com agenda aberta (20%); e pesquisas de satisfação com o cliente/usuário (7%). Uma característica da rBLH-DF é o trabalho em rede, sendo mencionada a parceria com outras equipes e com gestores por 87% dos entrevistados, e entre os BLHs por 73%. Observou-se também a comunicação com: Corpo de Bombeiros Militar (80%), Coordenação Distrital/SES-DF (67%); rBLH-BR (60%), Terceiro Setor (60%), Atenção Básica (47%), Mídia (40%); Postos de Coleta (20%); Administrações Regionais (7%) Destacou-se a existência da produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais, mediante: diálogo, inclusão, cuidado, acolhimento, leis, parcerias, conquistas de títulos e premiações. Localizou-se aspectos relacionados à universalidade, equidade e integralidade, princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, que indicam na Comunicação e Saúde, o direito à comunicação, acesso aos meios, canais e espaços de fala e escuta, e medidas mais equânimes no cuidado. Os princípios organizativos \2013 descentralização, hierarquização e participação social \2013 também foram identificados, com mecanismos redistributivos de comunicação e acesso à informação. Esta pesquisa proporciona subsídios para o planejamento de práticas de comunicação, remetendo a um novo ponto de vista ao campo da saúde, com amplitude para a comunicação. Espera-se contribuir para a autossuficiência em leite humano em outros territórios, em consonância com as políticas públicas, corroborando com o compromisso da rBLH-BR em reduzir os índices de mortalidade infantil.

Orientador
João Aprigio Guerra de Almeida
Autor
Roberta Monteiro Raupp
Citação

Raupp, Roberta Monteiro. O lugar da comunicação no processo de construção da autossuficiência em leite humano no Distrito Federal. 2016. 291 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.

Ano
2016
Palavras-chave
Informação e comunicação em saúde
Produção de Sentidos Sociais
Práticas de Comunicação
Aleitamento Materno
Bancos de Leite Humano
Banca (Integrantes PPGICS)
Maria Cristina Soares Guimarães
João Aprigio Guerra de Almeida
Adriana Kelly Santos
Banca (Integrantes Externos)
Lucia na Maria Borges da Matta Souza
Angélica Baptista Silva
Tipo de documento
Tese