O portfólio como dispositivo de comunicação e educação em um curso EAD na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde

O objetivo desta tese é estudar a construção e o uso do portfólio, como dispositivo de comunicação e educação, em um curso de educação a distância, na formação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O portfólio se constitui no que pode ser chamado um Dispositivo de Interação Virtual, que condiciona e, ao mesmo tempo, é condicionando por determinadas possibilidades de interações viabilizadas por ele. O portfolio possui distintos sentidos e significados, podendo ser tanto estratégia como instrumento, técnica ou processo, dependendo do uso que dele se faça e da área de conhecimento em que seja utilizado. No campo da comunicação ele é habitualmente utilizado para organizar as atividades relacionadas às artes gráficas, fotografia e publicidade.Na educação, é recente o uso do portfólio em seus múltiplos aspectos, seja como dispositivo, estratégia pedagógica, como instrumento e técnica, em diferentes formas de avaliação ou, ainda, como processo de ensino-aprendizagem. Daí, a relevância, pertinência e inovação de se investigar a construção do portfolio, por meio das interações, considerando-o um dispositivo de comunicação e de educação, nomeadamente de educação permanente em saúde, em um curso EaD na saúde, especificamente no Sistema Único de Saúde Optou-se aqui pela pesquisa qualitativa, buscando compreender as relações sociais a partir dos elementos afetivos, sociais e mentais que integram os diferentes contextos nos quais estão inseridas as pessoas, individual e coletivamente. O objetivo geral da tese foi problematizar o uso do portfólio, investigando sua construção e utilização como dispositivo de comunicação e educação, na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, visando ao seu aprimoramento. Foram aplicadas as técnicas de análise bibliográfica e documental aos documentos selecionados e a técnica de observação participante na Oficina de Formação Inicial de Tutores. A estratégia metodológica de Discurso do Sujeito Coletivo possibilitou a análise de 17 portfólios construídos e utilizados na referida oficina, do curso de especialização Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Os resultados da pesquisa de tese tornaram evidentes e reconhecíveis a importância do uso do portfólio, das interações construídas a partir dele e das possibilidades criadas e exploradas por seu uso, pois, o portfólio foi considerado um dispositivo integrador, fortalecedor do processo de aprendizagem e de mudanças, sendo importante no registro e no estudo auto dirigido desse processo, além de ser importante na auto e hetero avaliação. Os resultados também evidenciaram sua subutilização e a necessidade de maior aprofundamento nas oficinas de formação inicial de tutores no referido curso Com esta tese, pretende-se contribuir para a sistematização de metodologias e estratégias de educação a distância, por meio da construção e uso do portfólio como dispositivo de comunicação e educação para uma formação crítico-reflexiva dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, em consonância com o ideário da reforma sanitária, com seus princípios e suas diretrizes e com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no que concerne à formação de seus trabalhadores em acordo com a atenção integral à saúde

Orientador
Nilton Bahlis dos Santos
Autor
Maria Angélica Costa
Citação

COSTA, M. A. O portfólio como dispositivo de comunicação e educação em um curso EAD na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.2013. 156f. Tese (Doutorado em Informação, Comunicação e Saúde) –, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013

Ano
2013
Palavras-chave
Portfólio
Formação
Banca (Integrantes PPGICS)
Adriana Cavalcanti de Aguiar
Nilton Bahlis dos Santos
Nilson Alves de Moraes
Banca (Integrantes Externos)
Giselle Martins dos Santos Ferreira
Marcus Vinícius Campos
Tipo de documento
Tese