O uso das mídias sociais por hospitais de alta complexidade no Brasil: um estudo exploratório

Esta dissertação tem o intuito de fazer, de maneira pioneira, um estudo exploratório do uso das mídias sociais por Hospitais de Alta Complexidade em todas as regiões do Brasil. A amostra analisada foi de 21 hospitais de todas as regiões do Brasil, divididos entre Privados, Públicos e Filantrópicos, durante 1 ano, de 01 de dezembro 2017 a 01 de dezembro de 2018. Em termos metodológicos, optou-se pelo cruzamento de dados entre uma tabela webométricas e dados disponibilizados pelo CNES. Para a análise, utilizou-se a ferramenta Fanpage Karma. Como resultado, observou-se a diferença entre hospitais de diferentes regiões e diferentes tipos de gestões. Nota-se também a diferença de atuação de cada instituição em diferentes mídias sociais. Por isso, no projeto são criado tabelas que abordam fatores como engajamento, taxa de crescimento, valor investido dentre outros indicadores, em Facebook, Instagram e LinkedIn. Dessa forma, é possível explorar o contexto dos hospitais brasileiros em três das maiores plataformas sociais de todo o mundo.

Orientador
Maria Cristina Soares Guimarães
Autor
Douglas Rafael Ferreira Gomides
Citação

GOMIDES, Douglas Rafael Ferreira. O uso das mídias sociais por hospitais de alta complexidade no Brasil: um estudo exploratório. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.

Ano
2019
Palavras-chave
Mídias Sociais
Utilização
Hospitais
Médicos Hospitalares
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Banca (Integrantes Externos)
Michele Nacif Antunes (Ufes)
Tipo de documento
Dissertação