Perfil da produção científica do Instituto Nacional de Cardiologia: subsídios para formulação de política de Repositório Institucional

Esta dissertação teve como objetivo traçar o perfil da produção científica dos pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com o intuito de discutir subsídios para formulação de políticas para o povoamento de seu respectivo repositório institucional (RI). Este instituto, vinculado ao Ministério da Saúde, é centro de referência na promoção da saúde cardiovascular e está ancorado em três eixos: assistência, ensino e pesquisa, tendo como missão formar profissionais, desenvolver e disseminar conhecimentos e tecnologias, com excelência na assistência, ensino e pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atento à sua missão, e abraçando o Movimento do Acesso Livre à Informação Científica, o INC lançou seu RI em 2015, e, atualmente, se coloca o desafio de propor políticas institucionais para seu fortalecimento. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a identificar e analisar a produção bibliográfica de seus profissionais, mais especificamente, os artigos completos publicados por seus mestres e doutores em periódicos científicos, tendo como fonte o CV Lattes. Os dados foram compilados a partir da ferramenta ScriptLattes, identificando os títulos e perfil dos periódicos que acolhem o núcleo de suas produções, procurando identificar aqueles de livre acesso. Utilizou-se a plataforma Ulrichs Global Serials Directory para buscar dados detalhados sobre os 321 periódicos assim identificados. Para a análise e categorização dos periódicos e posterior formulação do perfil dos pesquisadores do INC fezse uso do sistema do SHERPA/RoMEO para identificar as políticas de copyright e de auto-arquivo dos periódicos, e consequentes autorizações que são dadas pelos mesmos. Por fim, a análise do perfil de produção dos pesquisadores do INC, à luz da cultura epistêmica do instituto, permitiu indicar alguns subsídios para a formulação de uma política de fortalecimento do RI do INC.

Orientador
Maria Cristina Soares Guimarães
Autor
Francijane Oliveira da Conceição
Citação

CONCEIÇÃO, Francijane Oliveira da. Perfil da produção científica do Instituto Nacional de Cardiologia: subsídios para formulação de política de Repositório Institucional. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.

Ano
2019
Palavras-chave
Comunicação e Divulgação Científica
Acesso à Informação
Hospitais de Ensino
Repositório Institucional
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Banca (Integrantes Externos)
Kizi Mendonça de Araujo (Fiocruz)
Tipo de documento
Dissertação