Produção de petróleo e de sentidos: mediações socioculturais na prática de segurança dos trabalhadores de plataformas de óleo e gás na Bacia de Campos

O mundo do trabalho dos profissionais das plataformas de petróleo é complexo, envolve diversos riscos e conta com muitos esforços para redução de acidentes. Contudo, os mesmos ainda acontecem. A comunicação é um dos elementos utilizados para a melhoria das condições de segurança e vai além do binômio produção e recepção de conteúdo, na qual não basta somente produzir materiais e campanhas de segurança com foco no comportamento dos indivíduos. O processo é muito mais complexo, existindo diversas medições socioculturais envolvidas e que se inter-relacionam. Neste contexto, investigou-se a produção de sentidos dos trabalhadores das plataformas de petróleo na Bacia de Campos, relacionados à segurança, por meio da aplicação empírica do mapa metodológico de Jesús Martín-Barbero. Para se chegar aos sentidos construídos, foi-se a campo entrevistar os profissionais embarcados que realizavam atividades operacionais e estavam expostos aos riscos do seu ambiente. Suas falas foram consideradas como representação dos discursos do grupo, compreendidas à luz da teoria do Discurso do Sujeito Coletivo. Concluiu-se que os próprios sujeitos atribuem a si a culpa pelos acidentes, influenciados pela cultura de responsabilização ainda presente, que se materializa nas práticas, ações e discursos. Como alternativa, os trabalhadores revelam a importância dos espaços de escuta e expressão como essenciais para a construção de ambientes cujo foco seja a promoção da saúde e a prevenção de acidentes.

Orientador
Igor Pinto Sacramento
Autor
Silvia Alves de Sousa
Citação

SOUSA, Silvia Alves de. Produção de petróleo e de sentidos: mediações socioculturais na prática de segurança dos trabalhadores de plataformas de óleo e gás na Bacia de Campos. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.

Ano
2022
Palavras-chave
Comunicação
Mediação Sociocultural
Segurança do Trabalhador
Saúde do Trabalhador
Estudo de Recepção
Banca (Integrantes PPGICS)
Wilson Couto Borges
Banca (Integrantes Externos)
Roseli Aparecida Fígaro Paulino, USP
Tipo de documento
Dissertação