A produção e difusão de conhecimento na área de saúde pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

Para que um país se torne economicamente desenvolvido e seja capaz de melhorar os serviços oferecidos pelo Estado para a população é necessário que tenha, dentre outros fatores, instituições de ensino com profissionais que desenvolvam pesquisa e formem mão de obra qualificada. Criados pela Lei 11.892/08, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Além de oferecer cursos técnicos e tecnológicos visando a qualificação de mão de obra, os Institutos Federais têm como objetivo serem espaços de construção e democratização do conhecimento. Neste sentido, o interesse desta pesquisa se centrou nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em verificar se e como eles se conformam na construção e disseminação do conhecimento na área de saúde produzido pelos pesquisadores vinculados a estas instituições Para tal, realizamos uma pesquisa nos Institutos Federais situados no Estado do Rio de Janeiro para identificar os cursos do eixo saúde e analisar as formas de escoamento do conhecimento em saúde produzido pela Rede Federal e quais os canais utilizados para disseminação deste conhecimento. A análise deu-se a partir dos dados dos coordenadores de curso identificados registrados na plataforma Lattes. De forma complementar, foram encaminhados questionários semiabertos aos coordenadores analisados, visando conhecer canais e fluxos não identificados nas etapas preliminares. Concluiu-se que a Rede Federal ainda não alcançou verdadeiramente um processo de difusão tal e qual é adotado na área de Estudos de Informação. Verificou-se que a ênfase para disseminação do conhecimento são os canais tradicionais e que ainda é bastante incipiente a utilização de canais mais propícios ao proposto na Lei 11.892/08.

Orientador
Cicera Henrique da Silva
Autor
Renato Reis Nunes
Citação

NUNES, Renato Reis. A produção e difusão de conhecimento na área de saúde pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 162 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.

Ano
2018
Palavras-chave
Comunicação Científica
Difusão de Conhecimento
Lei 11.892/08
Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
Informação e Saúde
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Rosane Abdala Lins
Adriana Kelly Santos
Banca (Integrantes Externos)
Maria Cristina Guimarães
Paulo Borges
Franclin Costa do Nascimento
Fabrícia Pires Pimenta Ribeiro
Tipo de documento
Tese