Publicidade e saúde em tempos de pandemia: análise dos fluxos comunicacionais comerciais da marca “Karol Conká” a partir do BBB21

Esta tese de doutoramento pretende tensionar acepções semânticas atribuídas à publicidade que distanciam suas práticas da Comunicação em Saúde. Almeja-se, através da observação e análise da constituição da cantora Karol Conká no BBB21 como uma marca publicitária, ampliar o olhar crítico dos modos contemporâneos comunicacionais do que tradicionalmente se entende por Publicidade. O recorte temporal analítico se concentra, em um primeiro momento, no período em que Karol Conká esteve confinada no programa televisivo Big Brother Brasil, entre 25 de janeiro a 23 de fevereiro, contexto pandêmico, em que as taxas por contágio por coronavírus aumentaram substancialmente, impactando diretamente a ocupação de leitos de Unidades Intensivas de Internação (UTI). A análise documental de abordagem qualitativa também contemplou a participação da cantora após a sua saída do reality show, em três entrevistas televisivas e na série documental “A vida depois do tombo”, distribuída em quatro episódios, que acompanhou os primeiros dias da artista após a sua eliminação no BBB21. Mesmo diante de uma crise sanitária mundial, que no Brasil ceifou a vida de mais de 700 mil pessoas, os ímpetos comerciais dos fluxos comunicacionais se fizeram presentes na preservação da reestruturação produtiva do capital (Paulo Netto, 2022). Analisar o percurso da cantora durante, e após, a sua participação no BBB21 serviu na explanação para indicar novas lógicas publicitárias, os seus formatos e estratégias hibridizadas, reconfiguradas no meio transmidiático Apropriar-se desse conhecimento teórico, desvelar as suas mais variadas formas de ser-fazer comunicativo nos mobilizou para atribuir mais aparatos metodológicos, e, em decorrência do estudo, estratégias comunicacionais diante dos entrecruzamentos de tensões e disputas de agenciamentos nos cenários discursivos em questão, especialmente em uma configuração social cada vez mais digitalizada. Nosso esforço corrobora com o entendimento que para além de consumidor, o interlocutor é antes de tudo, cidadão. Nessa esteira deseja-se que as reflexões aqui desdobradas possam ser apropriadas por instituições de saúde e ciência.

Orientador
Katia Lerner
Segundo orientador
Sandro Tôrres de Azevedo
Autor
Alice Gatto Pires da Silva
Citação

SILVA, Alice Gatto Pires da. Publicidade e saúde em tempos de pandemia: análise dos fluxos comunicacionais comerciais da marca “Karol Conká” a partir do BBB21. 2024. 270 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação e Saúde) - Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2024.

Ano
2024
Palavras-chave
Publicidade e Saúde
Cultura do Cancelamento
Fluxos Comunicacionais
Pandemia de Covid-19
Reality Show Brasileiro
Banca (Integrantes PPGICS)
Maria Cristina Soares Guimarães
Daniela Muzi
Banca (Integrantes Externos)
Guilherme Nery Atem (UFF)
Mariana Ayres (Sorbonne/UFF)
Tipo de documento
Tese