Sociedade e conhecimento leigo: o desafio da equidade em saúde na experiência da International Myeloma Foundation no Brasil

Nesse recorte de pesquisa, o conceito de conhecimento leigo é ponto de partida e fio condutor para compreender as práticas de participação e ativismo de uma organização de pacientes de câncer, aqui na experiência da International Myeloma Foundation no Brasil (IMF). É a perspectiva informacional que ancora a meta de identificar os contornos do conhecimento leigo da representação brasileira da IMF para dar relevo aos sentidos de equidade em saúde na atenção oncológica. Os resultados apontam para uma forma de mobilização cidadã capaz de abrigar a produção social do conhecimento científico, mas mostram que a prática de advocacia em saúde ainda precisa avançar no Brasil como reflexo dessa nova forma de construção do conhecimento.

Orientador
Maria Cristina Soares Guimarães
Autor
Valeria Hartt Pereira e Lopes da Fonte
Citação

FONTE, Valeria Hartt Pereira e Lopes da. Sociedade e conhecimento leigo: o desafio da equidade em saúde na experiência da International Myeloma Foundation no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2013.

Ano
2013
Palavras-chave
conhecimento leigo
Advocacia em saúde
Acesso à Informação
equidade em saúde
International Myeloma Foundation
mieloma múltiplo
associação de pacientes
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Maria Cristina Soares Guimarães
Banca (Integrantes Externos)
Eduardo Vieira Martins
Tipo de documento
Dissertação