Translação e implementação do conhecimento no campo da saúde mental: o lugar dos processos de formação

Este trabalho se debruça sobre o campo da Tradução do Conhecimento (TC) e os desafios de implementação de inovações no campo da saúde mental a partir de ações de formação. É um estudo descritivo e exploratório que parte do reconhecimento de que as evidências científicas no campo da saúde levam muitos anos para serem rupturas, o que pode representar mortes evitáveis, além de fragilizar o cuidado. Esta realidade é, reconhecidamente, mais evidente no campo da saúde mental, em função de preconceitos e estigmas historicamente determinados, em especial, quanto ao uso de álcool e outras drogas. O aumento da prevalência dos transtornos mentais, a sinalização do cuidado de base territorial e a Redução de Danos como estratégia de cuidado, fazem parte de um contexto que aponta para a necessidade de investigar os processos de TC no campo da saúde mental quando relacionados à formação dos profissionais de saúde. Esse trabalho faz essa discussão a partir do Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), uma ação formativa pioneira no campo da saúde mental, proposta pelo Ministério da Saúde, realizada durante os anos de 2013 a 2015 que formamos 237.262 Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos em enfermagem em todo o país. A análise dirigida à literatura foi feita à pesquisa documental e entrevistas com atores-chave que participaram da organização e implementação do Projeto para que, juntas, fossem discutidas à luz do framework, Consolidated Framework for Implentation Research (CFIR). A análise do material aponta que a ação formativa, Projeto Caminhos do Cuidado, se pautou pelas evidências científicas, encontrou um contexto político bastante favorável, experimentou uma feliz confluência entre sua equipe, utilizou um modelo pedagógico participativo e dialógico, tecnologia desenvolvida que permitiu a capilarização das atividades e participação das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, fatores que desenvolvem para atingir as metas do projeto. Entretanto, mesmo com o reconhecido êxito da ação formativa, integra-se a complexidade do processo de CT no campo da saúde mental, o que reforça os desafios envolvidos na busca pela integralidade do cuidado. Um TC deve ser compreendido como um processo que envolve vários atores e níveis de gestão os quais, por vezes, têm lógicas e tempos de ação diferentes. Quando não propriamente articulados e engajados, corre-se o risco de captura pela lógica que individualiza, culpabiliza e desresponsabiliza aqueles teoricamente comprometidos com a integralidade do cuidado.

Orientador
Maria Cristina Soares Guimarães
Autor
Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
Citação

PINTO, Elzimar Evangelista Peixoto. Tradução e implementação do conhecimento no campo da saúde Mental: o lugar dos processos de formação. 2023. 175 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023.

Ano
2023
Palavras-chave
Tradução do Conhecimento
Ciência da Implementação
Formação em Saúde
Saúde Mental
Projeto Caminhos do Cuidado
Banca (Integrantes PPGICS)
Cicera Henrique da Silva
Katia Lerner
Banca (Integrantes Externos)
Pilar Rodriguez Belmonte (EPSJV/Fiocruz)
Maria Inês Badaró Moreira (Unifesp)
Tipo de documento
Tese