Um estudo métrico da hanseníase : análise da produção científica de líderes e vice-líderes no diretório de grupos de pesquisa do CNPq

A pesquisa possui como temática a análise da produção científica nacional em saúde e promove uma aproximação entre a Ciência da Informação e a Hansenologia brasileira. A hanseníase é uma doença negligenciada que permanece com níveis consideráveis de endemicidade no Brasil, sendo carregada de estigmas e com potencial de causar severas sequelas incapacitantes. Objetivou-se cartografar a produção científica sobre hanseníase publicada entre os anos 2001 e 2020 referidas nos currículos Lattes dos líderes e vice-líderes dos grupos de pesquisa das Ciências Biológicas e das Ciências da Saúde, atualizados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa. Através dos Estudos Métricos da Informação, os 49 grupos de pesquisa selecionados foram analisados quanto à sua distribuição temporal e distribuição geográfica. Os artigos sobre hanseníase de autoria dos líderes e vice-líderes foram avaliados nos quesitos tipologia documental, ano de publicação, país de origem dos periódicos, título do periódico, instituição de origem do autor (líder/vice-líder) e, com base nos descritores indexados para indicar o tema das publicações. Por fim, foi verificado quais descritores mais ocorreram. O Nordeste se destacou como a região do país que mais concentrou grupos de pesquisa e a Universidade Federal do Ceará como a instituição com a maior participação em publicações. Entretanto esse resultado é reflexo da metodologia empregada na seleção dos grupos de pesquisa e das publicações dos líderes e vice-líderes.

Orientador
Márcia de Oliveira Teixeira
Segundo orientador
Cicera Henrique da Silva
Autor
Carolina Rodrigues Barreiros da Silva
Citação

SILVA, Carolina Rodrigues Barreiros da. Um estudo métrico da hanseníase: análise da produção científica de líderes e vice-líderes no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.

Ano
2022
Palavras-chave
Hanseníase
Estudos métricos da informação
Produção científica.
Banca (Integrantes PPGICS)
Rosane Abdala Lins
Cicera Henrique da Silva
Banca (Integrantes Externos)
Laurinda Rosa Maciel, PPGPAT/COC/Fiocruz
Tipo de documento
Dissertação