Viviane Santos de Oliveira Veiga

Permanente

viviane.veiga@icict.fiocruz.br

 

 Currículo Lattes

Doutora em Ciências - área de concentração: Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/Fiocruz , com período sanduíche em Universidade de Coimbra (2017). Mestre em Ciências - área de concentração: Gestão da Informação e Comunicação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz (2005). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Pesquisadora no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, Editora Associada da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/Fiocruz). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, desde 2016. Atua como professora e coordenadora de módulo no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/ICICT/Fiocruz) desde 2014. Coordena disciplina eletiva no curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP/Fiocruz). Coordena a Rede de Bibliotecas Fiocruz, a Rede GO FAIR Brasil Saúde e a Rede VODAN BR e o pilar GO TRAIN Brasil. Coordena e participa de grupos de pesquisa em Informação Científica e Tecnológica. Ministra aulas e palestras sobre Fundamentos Teóricos da Informação Científica; Comunicação Científica; Avaliação da Ciência; Ciência Aberta; Acesso Aberto; Dados de Pesquisa; Plano de Gestão de Dados; Princípios FAIR; Repositórios digitais; Data Paper, sistemas de informação; e compartilhamento de dados de pesquisa.

 

Confira as publicações mais recentes da docente:

ALBUQUERQUE, Marianna Abreu Lucchesi de; LEITE, Patrícia Natália Monteiro; SILVA, Carlos Roberto Lyra da; FREIRE, Mary Ann Menezes ; ALVES, Aline da Silva; VEIGA, Viviane Santos de Oliveira . Os preprints e discussões para enfermagem brasileira. Research , Society and Development, [S. l.],  v. 11, n.5,  p. e41111528539-10, 2022.

OLIVEIRA, Luisi Maria Costa ; SILVA, Cícera Henrique de; VEIGA, Viviane Santos Oliveira.  Gestão de dados de pesquisa em saúde no contexto da colaboração científica internacional. Cadernos BAD, Lisboa, Portugal, n. 1-2, 2022. Cadernos BAD, Lisboa, Portugal, n. 1-2, 2022. DOI: 10.48798/cadernosbad.2698. Disponível em: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/2698. Acesso em: 13 fev. 2023.

VEIGA, Viviane Santos de Oliveira; PENEDO, Erick; DIB, Simone; ALVES, Aline da Silva ; HENNING, Patrícia. Percepção dos pesquisadores quanto à elaboração de planos de gestão de dados: a experiência do FioPGD. In: CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DE CIÊNCIA ABERTA (ConfOA), 12., 2022, Braga, Portugal. Anais [...]. Braga: Confoa, 2022. v. 1 - p. 1-7.

VEIGA, V. S. O.; DIB, Simone; HENNING, P.; NASCIMENTO, F. J. T.; GUANAES, P.; PENEDO, E.; GUIMARAES, C.. Plano de gestão de dados de pesquisa - PGD: Guia de Elaboração.  Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

SALES, Luana Farias ; VEIGA, Viviane Santos de Oliveira; HENNING, Patrícia; SAYÃO, Luís Fernando . Princípios FAIR aplicados à gestão de dados de pesquisa. Brasília: IBICT, 2021.

Projeto(s) de pesquisa
Compartilhamento de dados de pesquisa no campo da saúde

Este projeto objetiva analisar, da perspectiva teórico-conceitual, o compartilhamento de dados de pesquisa no campo da saúde. Analisar a percepção dos pesquisadores quanto ao compartilhamento e abertura destes dados. Para tanto busca-se conhecer os dados de pesquisa que são produzidos na saúde, as práticas de compartilhamento do pesquisador e os estímulos e barreiras a sua adesão ao movimento internacional de abertura de dados.

Gestão de dados de pesquisa alinhada aos princípios FAIR

Este projeto objetiva analisar o processo de gestão de dados alinhados aos princípios FAIR, de modo que os dados sejam localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Para tanto analisa-se o processo de elaboração de Plano de Gestão de Dados, os sistemas desenvolvidos, as questões requisitadas por financiadores e instituições e a percepção do pesquisador quanto a elaboração do PGD. Analisa-se também os sistemas utilizados para compartilhamento e acesso aos dados de pesquisa, com foco nos repositórios de dados de pesquisa.