wilson.borges@icict.fiocruz.br
Doutor em Comunicação (2009) e Mestre em Ciência Política (2005) pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Comunicação Social (2002).
Pesquisador Associado em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Coordenou o Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (Laces/ICICT/Fiocruz) entre os anos de 2013 e 2017, do qual também faz parte do grupo de pesquisadores. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz (PPGICS/ICICT/Fiocruz), o qual também coordenou entre os anos de 2018 e 2020. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Laboratório Cidade e Poder (LCP/UFF) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Fiocruz). Atua também como professor do Curso Técnico de Vigilância em Saúde e compôs o colegiado no Comitê de Ética em Pesquisa (entre os anos de 2013 e 2018), ambos pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Compôs a equipe de analistas da pesquisa conjunta Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz sobre monitoramento da H1N1 e Dengue. Atualmente, além de docente da Especialização em Comunicação e Saúde, é pesquisador associado ao Observatório Saúde na Mídia.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Ciência Política, História, Psicanálise e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, observatório, análise política, memória, análise de discurso e psicologia social.
Conheça as publicações mais recentes do docente:
MACHADO, I. B. ; BORGES, W. C. ; RIBEIRO, A. P. G. . Saúde e Memória nas Páginas da Radis: O Passado se faz Presente. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 13, p. 231-254, 2019.
MANDARINO, ANA CRISTINA DE SOUZA ; COUTO BORGES, WILSON ; QUEIRÓS, JHONATAN DA SILVA ; GOMBERG, ESTÉLIO . (In)visibilidades da saúde da população LGBT no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), Brasil. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 482-495, 2019.